SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Tendência da mortalidade por doenças cardiovasculares e neoplasias na população brasileira com idade entre 35 a 74 anos de 1996 a 2017.

Antonio de Padua Mansur, Desidério Favarato
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: as doenças cardiovasculares (DCV) e as neoplasias são importantes causas de morte na população brasileira e têm em comum vários fatores de risco. Os principais fatores de risco para as DCV estão associados com maior incidência de neoplasias.

Métodos: foram analisadas as tendências das taxas brutas de mortes e as taxas de morte ajustadas para a faixa etária de 35 a 74 anos, por 100.000 habitantes, pelo método direto usando a população padrão mundial de 2000 da Organização Mundial da Saúde para os anos de 1996 a 2017 para todas as causas de morte, por DCV e neoplasias. Os dados de mortalidade foram obtidos no portal do DATASUS do Ministério da Saúde. A análise das tendências e os ajustes das taxas de morte foram realizados pelo Joinpoint Regression Program do National Cancer Institute, USA e MS-Excel. A intensidade das mudanças foi determinada pela média da porcentagem de alteração da taxa anual de mortalidade (AAPC).

Resultados: observou-se redução da mortalidade por todas as causas (AAPC=-1,6%; p<0,001), por DCV (AAPC=-2,3; p<0.001), doenças isquêmicas do coração (DIC) (AAPC=-1,6; p<0,001) e doenças cerebrovasculares (DCbV)(AAPC=-3,7; p<0,001) na  população geral. A mesma tendência foi observada em homens e mulheres (p<0,001 para todas as doenças). A mortalidade por DIC e DCbV foram, respectivamente, 2 vezes e 1,5 vezes maior nos homens comparada às mulheres. As tendências de morte por todas as causas de câncer na população geral (AAPC=-0,1; p=0,201), nos homens (AAPC=-0,1; p=0,193) e nas mulheres (AAPC=-0,1; p=0, 871) mantiveram-se inalteradas. A partir de 2002, a mortalidade por todas as causas de câncer ultrapassou a soma das mortes por DIC e DCbV que corresponderam a 50% das DCV. Porém, mantendo-se essas tendências, a mortalidade por câncer também ultrapassará a mortalidade por todas as DCV em 2024 (Figura). As neoplasias de mama, pulmão, colo de útero, gástrico e de cólon foram, em ordem decrescente, as cinco principais causas de morte por neoplasias nas mulheres e, nos homens, o de pulmão, gástrico, próstata, esôfago e cólon. Observou-se, nas mulheres, aumento da taxa de morte por câncer de mama, pulmão e cólon e redução do câncer de colo de útero e gástrico (p<0,001 para todas). Nos homens, a mortalidade por câncer de pulmão, gástrico e esôfago reduziu (p<0,001 para todas) e manteve-se inalterada a de próstata (p=0,193).

Conclusão: As DCV são, atualmente, as principais causas de morte na população brasileira na faixa etária de 35-74 anos, mas em se mantendo as tendências, as DCV serão em poucos anos ultrapassadas pelas neoplasias.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo