SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Insuficiência Cardíaca de Fração de Ejeção Reduzida como Apresentação Inicial de Amiloidose Cardíaca “Wild Type”

NATASHA CASTELI BONFIM, CAMILA NICOLELA GERALDO MARTINS, BEATRIZ LOPES FRANCO, BRUNA CAROLINA ALVES NAVARRO CARNIELO, DANILO FERNANDO MARTIN, ELZO THIAGO BRITO MATTAR, LUCIANO VACCARI GRASSI, LUISA SAAD HASSEM, MAURICIO DE NASSAU MACHADO, PAULO ROBERTO NOGUEIRA
FACULDADE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FAMERP - - SP - BRASIL

Introdução: o fenótipo clássico da amiloidose por transtirretina (ATTR) é a Insuficiência Cardíaca (IC) de fração de ejeção (FE) preservada. Apresentamos outro espectro de acometimento cardíaco de ATTR, a IC com fração de ejeção reduzida.

Relato do caso: paciente do sexo masculino, 85 anos, com antecedentes de fibrilação atrial permanente e queixa de dispneia aos pequenos esforços e ortopneia há 7 dias. Na chegada ao hospital se apresentava em perfil clínico-hemodinâmico “C” (frio e úmido) com claros sinais de baixo débito cardíaco, hipervolemia e congestão pulmonar. A saturação venosa central na admissão foi de 59%, lactato arterial de 10,9 mmol/L (referência: < 1,6 mmol/L) e Pró-BNP de 8.745 ng/L (referência: < 125 ng/L). Foi conduzido em leito intensivo cardiológico com reversão do quadro após 9 dias da internação. O ecocardiograma bidimensional mostrou miocárdio com ecogenicidade heterogênea associado ao aumento das espessuras parietais do ventrículo esquerdo (VE), direito (VD) e septo interatrial (septo: 16 mm / índice de massa: 149 g/m² / espessura relativa: 0,74). O exame mostrou também disfunção do VE importante com FE de 19% (Simpson). O mielograma identificou 1% de plasmócitos e a biópsia de medula óssea foi positiva para pesquisa de material amiloide (Vermelho Congo). Ao ultrassom renal foram identificados sinais de nefropatia crônica e a cintilografia com pirofostato de tecnécio mostrou hipercaptação difusa do traçador de grau moderada/acentuado em VE e de grau discreto em VD, confirmando infiltração miocárdica. A ressonância magnética do coração mostrou hipertrofia miocárdica concêntrica, disfunção sistólica e realce tardio difuso e heterogêneo com acometimento biventricular (fibrose). O exame neurológico identificou síndrome do túnel do carpo bilateral.

Conclusão: Apesar da apresentação clínica aguda não ser sugestiva de amiloidose, o ecocardiograma mostrou hipertrofia septal na ausência de hipertensão arterial (e afastou o diagnóstico de valvopatias), a ressonância magnética identificou realce tardio difuso (padrão não-coronariano) e a cintilografia com pirofosfato de tecnécio mostrou padrão de captação sugestivo de ATTR (ávida captação pelo radiofármaco, enquanto a forma primária tem captação baixa ou ausente). Esses achados permitiram o diagnóstico não invasivo de ATTR com boa acurácia.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo