SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Uso de técnicas avançadas de imagem para investigação etiológica de um caso de morte súbita abortada: Relato de caso

Athayde, CC, Queiroz, MCC, Figueiredo, JL, Lima, SP, Pais, RRS, Brasileiro, LF, Nishijuka, FA, Gottlieb, I, Castro, RRT
Hospital Naval Marcílio Dias - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Casa de Saúde São José - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Introdução:

A doença arterial coronariana (DAC) é a principal causa de taquicardia ventricular (TV) em indivíduos com mais de 35 anos de idade. Após descartada DAC, a investigação etiológica é um desafio nesta população.

 

Relato de caso:

Homem de 53 anos, sem comorbidades, com história familiar positiva (tio) para morte súbita, apresentou síncope após a natação. Foi admitido com TV monomórfica sustentada e estabilidade hemodinâmica, evoluindo com parada cardiorrespiratória que respondeu à desfibrilação elétrica. Coronariografia excluiu DAC e ecocardiograma descartou alterações estruturais e confirmou função preservada do ventrículo esquerdo (VE). Seguindo investigação, foi realizada a ressonância nuclear magnética (RNM) que mostrou disfunção sistólica global importante do ventrículo direito por macro-aneurismas nas vias de entrada e saída, associada a realce com padrão não isquêmico do VE. A RNM apontava para as seguintes possibilidades: sarcoidose, miocardite (com apresentação atípica) e displasia arritmogênica do VD. Para complementação diagnóstica foi realizada tomografia computadorizada com emissão de pósitrons com 18FDG que evidenciou aumento do metabolismo glicolítico de forte intensidade na projeção dos segmentos inferior e ínfero-lateral do ventrículo esquerdo, e de aspecto heterogêneo nas paredes do ventrículo direito, corroborando a hipótese de sarcoidose. Iniciado então tratamento com prednisona 0,5mg/kg. Foi também implantado cardiodesfibrilador e o paciente segue em acompanhamento.

           

 Discussão/ Conclusão:

Apesar da principal causa de TV em indivíduos acima de 35 anos ser a DAC, o cardiologista deve estar atento á possibilidade de outras causas menos comuns neste contexto. RNM e cintilografia devem ser utilizadas em conjunto com métodos mais facilmente disponíveis, como ecocardiograma, na elucidação diagnóstica de arritmias ventriculares que apesar de potencialmente fatais são passíveis de tratamento.

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo