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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Elaboração de vídeo educativo sobre boas práticas da medida indireta da pressão arterial em aparelho automático

Barbara Caroliny Pereira, Gideany Maiara Caetano, Ana Carolina Queiroz Godoy Daniel, Eugenia Velludo Veiga
EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - SP - Brasil

Introdução: a Hipertensão Arterial (HA) é uma doença crônica, assintomática, considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O rastreamento da pressão arterial (PA) é uma iniciativa de baixo custo, que contribui para a identificação precoce da HA. O uso de hipermídias como instrumento de aprendizagem contribui com a acessibilidade e disseminação de informações, bem como com a construção do conhecimento de maneira criativa, interativa, dinâmica e atraente.  O objetivo do presente estudo foi produzir um vídeo educativo para padronizar as etapas da medida indireta da PA e apoiar o treinamento de profissionais da área da saúde para a realização de programas de rastreamento da PA. Método: trata-se de um estudo metodológico e de abordagem quantitativa, operacionalizado em duas etapas: (1) produção do roteiro/storyboard seguida por validação com um grupo de 8 experts em conteúdo e técnica audiovisual, selecionados pelo critério de Fehring (1987). Utilizou-se um instrumento de coleta de dados, adaptado do material proposto por Campoy (2015), um para o conteúdo e outro para a parte técnica. Resultados:  o roteiro/storyboard foi validado com 93% de respostas positivas, quanto à avaliação do conteúdo, e 96% de respostas positivas na avaliação técnica. No momento de produção do vídeo houve a criação das cenas simuladas do procedimento da medida da PA, pelo método oscilométrico, utilizando o aparelho automático, com a participação de dois personagens onde um representava o profissional de saúde e o outro o paciente. Os resultados deste estudo apontam para um percentual acima dos 70% de respostas positivas preconizadas. O vídeo foi considerado validado e permite demonstrar com clareza as etapas do procedimento da medida da PA.  Conclusão: este estudo favorece a prática baseada em evidência e poderá contribuir com o aprimoramento dos programas de rastreamento da PA, a padronização da técnica de medida indireta da PA e a aplicação de estratégias educativas tecnológicas em ambiente virtual e presencial de aprendizagem.

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