Introdução: a Hipertensão Arterial (HA) é uma doença crônica, assintomática, considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O rastreamento da pressão arterial (PA) é uma iniciativa de baixo custo, que contribui para a identificação precoce da HA. O uso de hipermídias como instrumento de aprendizagem contribui com a acessibilidade e disseminação de informações, bem como com a construção do conhecimento de maneira criativa, interativa, dinâmica e atraente. O objetivo do presente estudo foi produzir um vídeo educativo para padronizar as etapas da medida indireta da PA e apoiar o treinamento de profissionais da área da saúde para a realização de programas de rastreamento da PA. Método: trata-se de um estudo metodológico e de abordagem quantitativa, operacionalizado em duas etapas: (1) produção do roteiro/storyboard seguida por validação com um grupo de 8 experts em conteúdo e técnica audiovisual, selecionados pelo critério de Fehring (1987). Utilizou-se um instrumento de coleta de dados, adaptado do material proposto por Campoy (2015), um para o conteúdo e outro para a parte técnica. Resultados: o roteiro/storyboard foi validado com 93% de respostas positivas, quanto à avaliação do conteúdo, e 96% de respostas positivas na avaliação técnica. No momento de produção do vídeo houve a criação das cenas simuladas do procedimento da medida da PA, pelo método oscilométrico, utilizando o aparelho automático, com a participação de dois personagens onde um representava o profissional de saúde e o outro o paciente. Os resultados deste estudo apontam para um percentual acima dos 70% de respostas positivas preconizadas. O vídeo foi considerado validado e permite demonstrar com clareza as etapas do procedimento da medida da PA. Conclusão: este estudo favorece a prática baseada em evidência e poderá contribuir com o aprimoramento dos programas de rastreamento da PA, a padronização da técnica de medida indireta da PA e a aplicação de estratégias educativas tecnológicas em ambiente virtual e presencial de aprendizagem.