SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Atividade física e niveis de pressão arterial nos vendedores no mercado dos Congolenses em Luanda, Angola.

Henrique Cotchi Simbo Muela, Dizolele Vilolo Sebastião, Dany Xavier Almeida, Capela António Dicazeco Pascoal, Carlos Manuel Jacinto, Carlos Mateus Lucamba, Cecília Maravilha Cardoso Manuel, Domingos Manuel Ribeiro, Dinis Suca Manda, Isaura da Conceição Almeida Lopes
Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto - Luanda - Angola - Angola

INTRODUÇÃO: Pelo  menos 2/3 das mortes por doenças cardiovasculares (DCV) atualmente ocorre em paises de baixa e media renda, levando a um duplo fardo de doenças para as economias pobres e em desenvolvimento. A hipertensão arterial (HA) é o fator de risco mais comum das doenças cardiovasculares. As atuais diretrizes recomendam o increment da atividade fisica como forma de prevenir a HA.

OBJETIVO:  Avaliar os niveis de atividade fisica e pressao arterial nos vendedores do mercado dos congolenses em Luanda, Angola.

METODOLOGIA: Foi feito um estudo transversal incluindo uma amostra de 296 individuos. Os dados foram coletados por meio questionarios que incluiram dados demográficos, antropometricos, historia clinica e nivel de atividade fisica (AF). A atividade fisica foi avaliada atraves do questionario internacional de atividade fisica (IPAQ), versao curta. O IPAQ é um questionário usado internacionalmente, e é primariamente usado para inqueritos populacionais do nivel de atividade fisica. O IPAQ classifica os indivíduos em 4 grupos: sedentário, irregularmente ativo, ativo, muito ativo. Para efeitos de análise estatística dois grupos foram formados: grupo 1 (sedentário + irregularmente ativo) e grupo 2 (ativo + muito ativo). Os testes t para amostras independentes e o de Mann-Whitney foram usados para comparaçao de variáveis entre os grupos. Anileses de correlação bibariada e multivariada foram feitas para avaliar a associação entre as variáveis. Um valor p<0,05 foi considerado estatisticamente significativa.

RESULTADOS: Os dois grupos foram similares em relaçao a maioria das variaveis comparadas, exceto para a idade onde o grupo 1 ­(sedentário e irregularmente ativo) teve uma média de idade maior que o grupo 2 (37,2±11,1 vs. 34,1±10,2, p=0.018). Houve também diferenças significativas em relação a variavel ter bancada propria no mercado, com o grupo 1 sendo constiruido principalmente por vendedores que tinham sua propria bancada no mercado. Houve uma correlação negativa entre o nivel de atividade fisica e o nivel de pressão arterial, com o grupo 1 apresentando maiores niveis de pressão arterial.

CONCLUSÃO: Menores niveis de atividade fisica foram associados com maiores niveis de pressao arterial nos vendedores de um Mercado de Luanda.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo