SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Impacto da restrição de sódio na rigidez arterial e distensibilidade de pequenas artérias em pacientes hipertensos acompanhados no ambulatório de um hospital cardiológico

Camila Lumy Adolphi, Luiz Bortolotto, Heno Lopes, Ludmila Novaes
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

 

Introdução: O aumento da atividade inflamatória nos indivíduos portadores de hipertensão arterial sistêmica atua de forma ativa nos mecanismos de lesão vascular, acelerando o processo de envelhecimento vascular, devido ao aumento da degradação das fibras de elastina e maior produção de colágeno. A rigidez arterial é caracterizada pela diminuição da complacência das artérias e é o resultado da interação entre a matriz extracelular e elementos celulares presentes na artéria, que por sua vez, sofrem ação de fatores extrínsecos como o consumo excessivo de sódio. As proteínas estruturais que compõe as artérias são suscetíveis à degradação pela metaloproteinase-9, uma enzima proteolítica que degrada a elastina, reduzindo a elasticidade dos vasos. 

Objetivo Geral: Avaliar o impacto da restrição de sódio na medida da rigidez arterial e na distensibilidade de pequenas artérias de adultos com diagnóstico de hipertensão arterial. 

Objetivo Específico: Analisar o efeito da restrição de sódio na concentração plasmática de metaloproteinase-9.

Métodos: Ensaio clínico controlado randomizado, composto por 20 pacientes com idade entre 30 e 59 anos, acompanhados no Ambulatório de Hipertensão de um hospital cardiológico de São Paulo. Os indivíduos foram randomizados em dois grupos: um manteve sua dieta habitual e o outro adotou uma dieta hipossódica (2 g sódio/dia). 

Resultados: Houve redução estatisticamente significativa nos valores de pressão arterial, sistólica e diastólica e na medida da velocidade de onda de pulso que avalia a rigidez arterial, no grupo da dieta hipossódica. Além disso, houve redução significativa do consumo de sódio medido através do sódio urinário de 24 horas, glicose sanguínea, peso corporal, IMC, circunferência da cintura e circunferência do pescoço e uma tendência à diminuição dos parâmetros de resistência vascular sistêmica e impedância vascular total, referentes à distensibilidade de pequenas artérias neste grupo. Não houve diferença significativa em relação à concentração plasmática de metaloproteinase-9, porém o grupo que aderiu à dieta hipossódica apresentou tendência à redução desse parâmetro.

Conclusão:  A restrição de sódio, mesmo que por um curto período de tempo, têm influência positiva na medida da rigidez arterial de adultos hipertensos. Estudos com tempo de intervenção e amostra maiores são necessários para avaliar possíveis desfechos positivos em relação à distensibilidade de pequenas artérias e concentração de metaloproteinase-9.

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo