SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

O ASSISTENTE SOCIAL NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO GRUPO DE ALTA COM PACIENTES CARDIOPATAS

Kátia Cristina Silva Santos Capolupo, Tais Calixto Vieira, Maria Barbosa da Silva
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo - São Paulo - Brasil

 

Introdução O grupo de alta consiste num trabalho multidisciplinar de preparação da alta hospitalar, do paciente cardiopata internado, durante o qual são transmitidas orientações e procedimentos necessários para um processo de recuperação satisfatório e evitar possível reinternação. Tem um importante papel ao esclarecer e socializar informações entre a equipe multidisciplinar e os participantes e contribuir para que conduzam o tratamento da melhor forma possível.

 Objetivo Analisar como o paciente reconhece e compreende o trabalho desenvolvido pelo assistente social no grupo de alta.

 Metodologia Realizado um estudo qualitativo, exploratório descritivo, com 12 pacientes, de ambos os sexos em dezembro de 2019, que ao término do grupo, foram entrevistados pelas duas assistentes sociais pesquisadoras que aplicaram um questionário com perguntas abertas e fechadas, após serem previamente orientados e esclarecidos sobre os propósitos do mesmo aceitaram participar e assinaram o TCLE. Aprovado pelo CEP do IDPC, sob o número 4983/2019.

Resultados A analise dos resultados foi feita por meio da organização das respostas num quadro e classificadas em três categorias: o significado de alta; a participação do paciente e o conhecimento e a compreensão das informações transmitidas pelo do assistente social no grupo de alta. O significado de alta para os pacientes é visto somente como o estar bem fisicamente.  A participação dos pacientes no grupo se mostrou positiva apesar de alguns relatos contraditórios e na procura dos para uma orientação mais reservada.  No que tange ao conhecimento e a compreensão das informações transmitidas pelo assistente social os pacientes assinalam que compreenderam e demonstram gratidão como uma espécie de favor ao serviço oferecido pela equipe multidisciplinar.

Conclusões A ação sócio educativa do assistente social no grupo de alta com pacientes cardiopatas é reconhecida e vista como muito importante pela articulação e relação com a equipe multidisciplinar, a rede sócio assistencial e principalmente, na disseminação do conhecimento sobre o direito de acesso aos benefícios e recursos sociais. O trabalho reúne condições necessárias para desenvolver uma série de outras atividades e o seu resultado final não se esgota no espaço institucional, mas ao se articular à rede de serviços sócio assistenciais poderá atender o paciente em sua totalidade. Ressalta-se ainda, a ação socializadora do grupo de alta, que pode ser implantada em outros setores ou serviços da saúde e contribuir na capacitação do paciente para o autocuidado, após hospitalização.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo