SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

WhatsApp é músculo: uma rede de encaminhamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST através de plataforma de comunicação digital (Rede SUPRA)

Alessandra Teixeira, Leonardo F Zancaner, Fernando F Ribeiro, André Schmidt, José A Marin-Neto, José P Pintyá, Benedito C Maciel, Carlos H Miranda
HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO - - - BRASIL

Introdução: Nas últimas décadas houve desenvolvimento das terapias de reperfusão com redução da morbimortalidade do infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST (IAMCSST), contudo para atingir este benefício o paciente precisa chegar precocemente em um centro com capacidade de realização desta terapia. No serviço público ocorre atraso no encaminhamento destes pacientes, fazendo com que porcentagem significativa não receba a terapia de reperfusão. O objetivo foi avaliar a porcentagem de pacientes que recebeu a terapia de reperfusão e o tempo até o início da mesma antes e após a criação de uma rede de encaminhamento baseada em uma plataforma de comunicação digital (WhatsApp).

Métodos: Foi organizada uma rede para envio do eletrocardiograma (ECG) via WhatsApp dos casos suspeitos de IAMCSST oriundos dos municípios constituintes da distrital regional de saúde XIII (DRS-XIII) que engloba 26 municípios para um telefone celular central exclusivo que foi alocado dentro da Unidade Coronariana da Unidade de Emergência de nossa instituição. Se o ECG preenchesse critérios para IAMCSST a transferência era autorizada através de mensagem pelo celular. Inicialmente, o município de Ribeirão Preto foi excluído desta rede por ter maior facilidade na transferência destes casos. Comparou-se a porcentagem de pacientes que recebeu terapia de reperfusão e o tempo para o início da terapia com a série histórica dos pacientes encaminhados por estes mesmos municípios no período de janeiro 2016 a dezembro de 2017, anterior  a implantação da rede supra.

Resultados: No período de fevereiro de 2018 a dezembro de 2019 foram enviados 1447 ECGs pelo WhatsApp. Durante a primeira avaliação, 243 (17%) foi considerado como IAMCSST e a transferência para o hospital foi autorizada. Na avaliação durante admissão hospitalar confirmou-se este diagnóstico em 172 pacientes (12%).  Destes 157/172 (91%) recebeu terapia de reperfusão comparado com 49/82 (60%) nos pacientes do período antes da rede supra, p<0,0001. Observou-se uma diminuição do tempo entre o início da dor e a instituição do tratamento, com uma redução da mediana de 9,0hs (5,5-18,5) antes da rede supra para 3,0hs (1,0-5,0), p<0,0001 após a instituição da mesma.

Conclusão: A organização de uma rede de envio de ECG via plataforma digital de comunicação (WhatsApp) de baixo custo operacional aumentou em 31% a porcentagem de pacientes que recebeu  terapia de reperfusão e reduziu significativamente o tempo para a instituição deste tratamento.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo