SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Manifestação clínica de neoplasia cardíaca primária como estenose mitral grave: relato de caso

JULIANA MIYUKI YANAGI FEIJÓ, ANNA CLARA ALMEIDA BUENO MIRANDA, WILSON NARDRUZ JUNIOR
FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS – UNICAMP - - SP - BRASIL

 

 

INTRODUÇÃO: as neoplasias e massas cardíacas são um grupo heterogêneo e raro de doenças, com multiplicidade de apresentações clínicas - podendo variar entre assintomático e achados diversos que mimetizam outras condições, como coronariopatia ou até mesmo pericardite, além de sintomas constitucionais inespecíficos. Os tumores cardíacos primários respondem por uma incidência de 1,38 a 30:100.000 pessoas por ano, sendo predominantemente benignos. Entretanto, dentre os malignos, as principais formas incluem os sarcomas, sendo os subtipos indiferenciado e angiossarcoma os mais frequentes. Além disto, as metástases para o coração são aproximadamente 30 vezes mais prevalentes.

DESCRIÇÃO DO CASO: É apresentado relato de caso de paciente do sexo feminino, 79 anos, com queixa inicial de dispneia aos moderados esforços e dor torácica, que evoluiu para dispneia aos mínimos esforços e quadro de síncope. Encaminhada para serviço de alta complexidade devido à hipótese de trombo atrial esquerdo. Foi reavaliada e após realização de ecocardiografia, foi aventada hipótese de sarcoma cardíaco, confirmado por análise histológica após cirurgia. Paciente apresentava-se fora da faixa etária relatada para a condição; foi encontrado apenas um relato de caso de paciente acima de 75 anos com a condição em literatura.

CONCLUSÃO: A suspeição clínica dos tumores cardíacos pode ser tão difícil quanto sua abordagem cirúrgica, de tal modo que é preciso atentar-se à possibilidade diagnóstica, visto que o manejo precoce dos casos tem impacto na sobrevida.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo