SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Pré-prediabetes (marcador de hiperinsulinemia e/ou resistência insulinica):O diagnóstico precoce dos riscos de doenças cardiovasculares , diabetes ,síndromes metabólicas

serafim gomes de sá junior
Hospital São Domingos - São Luis - MA - Brasil

INTRODUÇÃO: Segundo Ralph A. DeFronzo a resistência à insulina é o fator de risco metabólico mais importante que a tolerância à glicose, aumentando o risco de doença cardiovascular (DCV) mesmo antes hiperglicemia e aumenta o risco de diabetes.  

Identificando precocemente pacientes de alto risco evitamos a progressão para pré-diabetes e diabetes . Como função das células β já está substancialmente prejudicada nos pré-diabetes , deve ser dada atenção na identificação fase PRÉ-PREDIABETES .  Níveis de glicose em Jejum e pós-TOG aumentaram 13 anos antes do desenvolvimento do diabetes no Estudo Whitehall II.  A sensibilidade insulinica foi reduzida por 13 anos antes do diagnóstico de pré-diabetes.  Portanto, a função das células β diminui no estado pré-diabético muitos anos antes do diabetes se desenvolver.

"Todos os fatores de risco DCV estão intimamente relacionados à resistência à insulina e, se você reverter a resistência à insulina, corrigirá o maior fator de risco DCV".

Vários estudos  mostraram como a hiperinsulinemia e resistência à insulina contribui para o desenvolvimento da aterosclerose e doenças cardiometabólicas.

Diagnóstico feito conforme estudo publicado em 2019 de Catherine A.P. Crofts ,Joseph R. Kraft que avaliaram a sensibilidade e especificidade no diagnóstico de hiperinsulinemia e adicionamos aos estudos de TOG1H>154com TOG2H normal que evidenciam já lesão subclínica de orgãos alvo e maior risco de DCV e progresão para diabetes.

METODOLOGIA : Pacientes com IMC acima de 25 sem critérios diagnóstico de diabetes tipo2 fizeram o TESTE ORAL DA GLICOSE (TOG) E INSULINA (INS) em jejum e 2horas após 75g dextrosol. O diagnóstico de PRÉ-PREDIABETES ocorre quando TOG EM 1HORA(TOG1H) > 15mg/dl E INS JEJUM OU 2H MAIOR 30mcu/ml COM TOG EM 2H (TOG2H)NORMAL ou COM TOG2Hnormal e INS MAIOR 45 .

 

RESULTADOS: dos 147 pacientes , idade média entre 21e64anos , 55% feminino , avaliamos somente os resultados dos  TOG2hNORMAL sendo 75% e destes com ins de jejum> 30 mcu/ml em 8%, ins 2h >30 em 95%, ins 2h >45 em 76% ,e TOG1HMAIOR 154mg/dl em 30% e combinamos os resultados TOG E INS .

 

CONCLUSÕES:

A - O DIAGNÓSTICO DE PRÉ-PREDIABETES COM TOG2H NORMAL PODE SER COM  OS CRITÉRIOS ABAIXO COMBINADOS OU NÃO COM BAIXÍSSIMO FALSO NEGATIVO

1-INS DE JEJUM MAIOR 30 e/ou

2- TOG1H>154 E INS > 30 e/ou

3 INS 2H > 45 OU MAIS

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo