SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Características clínicas e exames complementares em uma coorte de paciente com Amiloidose.

Alencar Neto, A. C., Cafezeiro, C. R. F, Bueno, B. V. K., Rissato, J. H., Oliveira, F. C, Alencar Filho, A. C. , Soares Jr, J., Rochitte, C. E., Mady, C., Fernandes. F
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução:  Amiloidose Cardíaca é uma cardiomiopatia progressiva, diagnosticada tardiamente ou até mesmo não diagnosticada, resultando em disfunção orgânica avançada no momento em que se contempla tratamento.

 

Objetivo: Apresentar as características clínicas e os dados de exames complementares de pacientes com amiloidose cardíaca para melhorar a percepção dessa condição.

 

Metodologia: Nesse estudo retrospectivo coletamos e analisamos os dados clínicos, eletrocardiográficos, ecocardiográficos e de ressonância magnética de 82 pacientes com o diagnóstico confirmado de amiloidose em um hospital terciário no período de 1, janeiro de 2018 até 31, janeiro de 2020.

 

 Resultados: Do total, 49 pacientes (60%) eram homens, com idade média de 61 anos. O subtipo mais prevalente foi ATTR (74%) seguido por AL (25%) e AA (1%). Nos pacientes com ATTR 75% apresentavam forma mutante e 20% forma selvagem. A mutação genética mais frequente foi p.Val50Met (49%), seguida por p.Val142ile (37%) e p.T80A (12%). Quase metade dos pacientes (48%) apresentavam acometimento cardíaco definido como aumento da espessura septal (12mm) ou presença de realce tardio miocárdico característico em RNM com gadolínio. Os fenótipos foram classificados em acometimento cardíaco isolado (49%), neurológico isolado (17%) e misto (2%) e o tempo médio para o diagnóstico foi de 3,14 anos. Em paciente com acometimento cardíaco o valor médio da espessura do septo foi de 16,1 (± 3.9) mm, e a média da fração de ejeção do ventrículo esquerdo foi 51 (±11) %. Observou-se presença de fibrilação atrial no ECG em 20% dos pacientes, e por isso, nesses casos não foi possível a avaliação da função diastólica.

 

Conclusão: O diagnóstico de amiloidose é feito quando as características clinicas e achados de exames de imagem são “típicos”, contudo parte dos casos ainda  são diagnosticados tardiamente, especialmente em pacientes idosos, com outras doenças cardíacas associadas, quando não se tem informações sobre a diástole no ecocardiograma e quando se tem um espessamento sútil da parede ventricular. Em nossa coorte o diagnóstico desta doença está sendo feito tardiamente, assim como observado na literatura. O primeiro passo para aprimorar é conhecer melhor as características de nossos pacientes.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo