SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Amnésia Global Transitória e Infarto do Miocárdio: interações entre o coração e o cérebro

Henrique Trombini Pinesi, Marcelo Calderaro, André Macedo Serafim Filho, Fabio Cetinic Habrum, Sara Del Vecchio Ziotti, Layara Fernanda Lipari Dinardi, Francisco Akira Malta Cardozo, Bruno Caramelli, Daniela Calderaro
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - HCFMUSP - São Paulo - SP - Brasil

INTRODUÇÃO

A amnésia global transitória (AGT) é caracterizada por amnésia de início súbito com duração de até 24 horas, sem outros déficits. Sua fisiopatologia ainda é incerta, mas alguns eventos precipitantes são descritos, como estresse emocional, dor e esforço físico. Existem poucos relatos de condições cardíacas precipitando a AGT, sendo apenas 4 casos na literatura de infarto agudo do miocárdio (IAM).

 

MÉTODOS

Série de três casos admitidos com AGT típica nos quais o IAM foi diagnosticado durante a avaliação. Eles foram atendidos em três hospitais diferentes, entre 2007 e 2018. O diagnóstico de AGT foi confirmado por neurologistas e neuroimagem.

 

RELATOS

CAR, masculino, 57 anos, com hipertensão (HAS) e dislipidemia (DLP), apresentou dor torácica típica relatada minutos antes do início da amnésia. Não se lembrava da dor no momento que chegou ao hospital. O eletrocardiograma (ECG) era normal, mas a troponina I era alterada: 0,01 - 3,69 - 1,88ng/mL (ref:<0,04ng/mL). O ecocardiograma (ECO) mostrou fração de ejeção preservada, mas hipocinesia lateral. Na angiografia coronariana havia obstrução de 90% distal na artéria descendente anterior e o paciente teve alta com tratamento clínico.

 

FARJ, masculino, 58 anos, com diabetes, HAS e DLP, relatou dor no peito em repouso concomitante a AGT. O ECG mostrou alterações inespecíficas e a troponina I estava elevada: 0,056 - 0,145 - 0,237ng/mL (ref: <0,04 ng/mL). O ECO era normal e a angiografia coronariana demonstrava estenose de 80% na artéria coronária direita, sendo realizada angioplastia bem sucedida com stent farmacológico.

 

HCC, feminino, 70 anos, sem antecedentes exceto DLP. Não apresentava dor no peito e seu ECG era normal, mas a troponina I tinha elevação importante: 3,33 - 3,35 - 2,95ng/mL (ref:<0,16ng/mL) e o ECO revelava hipocinesia presumidamente nova do septo interventricular, com fração de ejeção preservada. Angiografia coronariana mostrou lesão de 80% na artéria descendente anterior e foi realizada angioplastia bem sucedida com stent farmacológico.

 

DISCUSSÃO

Os três pacientes foram admitidos no departamento de emergência por causa da AGT e uma avaliação posterior revelou IAM sem supradesnivelamento do segmento ST. Dois pacientes relataram dor no peito quando perguntados diretamente, mas em um caso o diagnóstico de IAM seria perdido se a troponina não fosse dosada na admissão. Nossa hipótese é de que a associação entre AGT e doenças cardiovasculares seja mais frequente do que atualmente descrita. Portanto, sugerimos que a avaliação cardíaca seja realizada rotineiramente em pacientes com AGT.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo