SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Pressão arterial nas 24 horas tem maior associação com variáveis metabólicas que dados antropométricos

Dayane C. de Carvalho, Soraya A. L. V. Silva, Giovana Battaglia, Ana Carolina A. Tajiri, Italo Lazaroto de Oliveira, Luiz Aparecido Bortolotto, Heno F. Lopes
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, Universidade Nove de Julho - São Paulo - SP - Brasil

INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial raramente ocorre de forma isolada. Em mais de 50% das vezes, se associa a dois ou mais fatores de risco. Em estudo prévio do nosso grupo, demonstrou-se que a pressão arterial está associada a alterações metabólicas, citocinas pró-inflamatórias e menor nível de adiponectina, independentemente da gordura corporal.

OBJETIVO: Avaliar a associação entre a pressão arterial sistólica (PAS) na monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e variáveis metabólicas em pacientes hipertensos e normotensos.

MÉTODOS: Foram avaliados 542 indivíduos, de ambos os sexos, sendo 232 homens e 310 mulheres, 388 brancos e 154 não brancos, com idade média de 60±14 anos. Eles foram divididos em dois grupos, de acordo com o valor da PAS nas 24h avaliadas pela MAPA. Os valores de corte foram PAS≥130 mmHg (n=328) e PAS < 130 mmHg (n=214), sendo que a PAS≥130 mmHg é critério para síndrome metabólica. Esses grupos foram avaliados em relação a idade, sexo, raça, dados antropométricos (índice de massa corpórea (IMC), peso e altura) e bioquímicos (glicose em jejum, colesterol total, LDL-colesterol (LDL-c), HDL-colesterol (HDL-c), triglicérides e ácido úrico). Para comparação entre os grupos, variáveis numéricas, foi utilizado o teste t de Student e foi considerado relevante o valor de p<0,05.

RESULTADOS: O IMC foi semelhante nos dois grupos. Não houve diferença significativa (p>0,05) entre os grupos quanto aos valores de colesterol total, LDL-c e ácido úrico (Tabela 1). Os valores de glicose e triglicérides foram significativamente maiores (p<0,05) no grupo com PAS≥ 130 mmHg em relação ao grupo com PAS < 130 mmHg. O valor de HDL-c foi significativamente menor (p<0,05) no grupo com PAS ≥ 130 mmHg em relação ao grupo com PAS < 130 mmHg (Tabela 1).

Havia pacientes medicados para hipertensão, diabetes e dislipidemia em ambos os grupos e o uso de medicamentos anti-hipertensivos, hipolipemiantes e hipoglicemiantes era semelhante nos dois grupos.

 

CONCLUSÃO: A pressão arterial parece ter melhor associação com parâmetros metabólicos do que com variáveis antropométricas. 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo