SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Questionário de Consumo de Sódio com Manual Fotográfico: uma nova ferramenta para avaliação em pacientes ambulatoriais com hipertensão arterial

Ana Luíse Duenhas-Berger, Bruna dos Santos Cardoso, Luiz Aparecido Bortolotto
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: A redução da ingestão de sódio pela população é reconhecida como uma iniciativa fundamental para o controle da pressão arterial. Há diferentes métodos para estimar a ingestão de sódio na dieta, porém, muitas vezes o consumo é subestimado. Questionários de frequência alimentar combinados com o uso de elementos visuais são apontados como ferramentas de melhor precisão. Desta forma, objetivou-se o desenvolvimento e avaliação da viabilidade e confiabilidade do Questionário de Consumo de Sódio com Manual Fotográfico (QCS-MF) para uso no atendimento ambulatorial de pacientes com hipertensão arterial em um hospital de cardiologia utilizando o sódio urinário de 24 horas (NaU24h) como referência.

Métodos: Utilizou-se uma amostra de 50 pacientes com hipertensão arterial para o desenvolvimento do QCS-MF a partir da frequência de consumo de alimentos ricos em sódio (≥400 mg de sódio em 100 g do alimento) presentes em uma tabela de composição de alimentos nacional, o consumo de sódio de adição per capita e o NaU24h. Foram excluídos pacientes que não assinaram o termo de consentimento, eram incapazes de responder as questões propostas, a coleta da urina foi realizado de forma inadequada e/ou possuíam filtração glomerular reduzida. A confiabilidade da lista de alimentos ricos em sódio em porções pré-estabelecidas foi avaliada pelo Alpha de Cronbach, além do emprego do coeficiente de correlação de Spearman para avaliar a frequência de consumo de alimentos ricos em sódio e o consumo de sódio per capita com o NaU24h. As imagens do manual fotográfico foram obtidas com a câmera em um ângulo de 45º da superfície horizontal em estúdio fotográfico portátil com iluminação e fundo infinito para melhor precisão no relato de consumo das porções dos alimentos.

Resultado: A mediana de consumo de sódio da população estudada foi de 4,07(1,84–10,94) g. O valor encontrado para a confiabilidade foi de 0,542, assumido como satisfatório. A frequência de consumo de sódio pela lista de alimentos ricos em sódio e a ingestão de sódio de adição per capita apresentaram correlações significativas com o NaU24h (r=0,892; p<0,01 e r=0,501; p<0,01, respectivamente).

Conclusões: O QCS-MF foi desenvolvido composto pela frequência de consumo e as fotografias de 33 alimentos ricos em sódio em quantidade padrão pré estabelecida e o consumo de sódio de adição per capita. O QCS-MF apresentou confiabilidade satisfatória e significativo coeficiente de correlação com o NaU24h, sendo viável seu uso na rotina ambulatorial de atendimento à pacientes com hipertensão arterial.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo