SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Valor prognóstico do teste de caminhada de 6 minutos na insuficiência cardíaca

Pietro D. Lima, Gabriela L. Devens, Letícia A. Louzada, Roberto R. Barbosa, Andressa Corteletti, Osmar A. Calil, Renato G. Serpa, Luiz Fernando M. Barbosa
HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - BRASIL

Introdução: O teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) é um método simples e de baixo custo que permite melhor avaliação da capacidade funcional em pacientes com insuficiência cardíca (IC). O TC6M pode ser útil para avaliação prognóstica nesta população, conforme a distância total percorrida. O objetivo desse estudo foi avaliar o TC6M como preditor prognóstico independente em pacientes com IC em médio prazo.

Método: Estudo prospectivo unicêntrico realizado entre agosto de 2018 e janeiro de 2020, que incluiu pacientes portadores de IC com fração de ejeção reduzida em acompanhamento ambulatorial num serviço especializado. Foram excluídos pacientes em classe funcional IV ou com limitações ortopédicas ou neurológicas para caminhar. Os pacientes foram submetidos ao TC6M na admissão, e seguimento o clínico de 9 a 12 meses foi realizado por via tefelefônica ou durante consulta médica de rotina. Os pacientes foram comparados conforme a distância percorrida no TC6M: grupo I caminhou mais de 420 metros, grupo II 340 a 420 metros, grupo III 260 a 340 metros, e grupo IV menos de 260 metros. Os desfechos analisados foram óbito e hospitalização por descompensação da IC durante o seguimento

Análise estatística: Utilizaram-se os teste do qui-quadrado, de Fisher e ANOVA, e valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significativos.

 

Resultados: Foram incluídos 60 pacientes, 43,3% do sexo masculino, com média de idade de 61,1 ±12,9 anos e fração de ejeção 34,3 ±10,1%. A taxa de uso de betabloqueador foi de 96,7%, inibidores da enzima conversora de angiotensina ou bloqueadores do receptor de angiotensina 40%; sacubitril/valsartana 55%; espironolactona 95%.A distância média percorrida no TC6M foi de 395,1 ±98,8 metros, com 27 (45%) pacientes no grupo I, 18 (30%) no grupo II, 12 (20%) no grupo III e 3 (5%) no grupo IV. A mortalidade conforme os grupos no seguimento foi, respectivamente, 3,7% vs 16,7% vs 25,0% vs 0% (p=0,01), e a taxa de internação foi de 14,8% vs 5,5% vs 33,3% vs 0% (p=0,04).

Conclusão: Houve correlação entre baixa capacidade funcional avaliada pelo TC6M e aumento de mortalidade e taxa de internação em médio prazo. O grupo III apresentou maior ocorrência de desfechos, e a avaliação do grupo IV foi prejudicada pelo pequeno número de pacientes. O TC6M é uma ferramenta clínica com valor prognóstico independente em pacientes com IC.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo