SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Perfil dos pacientes com Insuficiência Cardíaca admitidos no Pronto Socorro

CAROLINA PADRÃO AMORIM, BARBARA REIS TAMBURIM, NATHALIA CRISTINA ALVES PEREIRA, CAROLINE RODRIGUES DORIA SANTANA, TALYTA AUGUSTA BATISSALDO, SEMÉIA DE OLIVEIRA CORRAL, CAROLINA CASADEI DOS SANTOS, RAFAEL RAFAINI LLORET, FÉLIX JOSÉ ALVAREZ RAMIRES
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

Introdução: A insuficiência cardíaca descompensada é uma das principais causas de internações hospitalares em todo o mundo, a principal porta de entrada de hospitalização destes pacientes é a Unidade de Emergência, ou Pronto Socorro, sabemosque a cada descompensação o prognóstico do paciente piora.

Objetivo: Descrever o perfil dos pacientes com IC admitidos na Unidade de Pronto Socorro de um hospital de grande porte especializado em cardiologia da cidade de São Paulo

Método: Trata-se de um estudo retrospectivo de pacientes admitidos no Pronto Socorro que necessitaram de internação por IC descompensada em um hospital filantrópico de São Paulo do período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Foram incluídos pacientes com idade superior a 18 anos e fração de ejeção < 40.

Resultados: Foram avaliados 355 internações de pacientes admitidos no Pronto Socorro, a idade média de 73 anos, quanto a classe funcional na admissão 53,2% eram classe funcional III, 25,1% eram classe funcional IV e em 21,7% dos casos não havia registro de classe funcional. Em relação ao perfil hemodinâmico 70,7% das internações dos pacientes admitidos por IC descompensada tinham perfil hemodinâmico B, 4,2% tinham perfil C, 22,3% não tinham registro do perfil hemodinâmico. E 36,9% dos pacientes admitidos via PS utilizaram inotrópico durante a hospitalização, sendo que destes 57% usaram dobutamina, 20% usaram levosimedam, 19% usaram dois inotrópicos.

Considerações finais: Os pacientes acompanhados admitidos via pronto socorro .com IC descompensados são mais idosos, estão predominantemente congestos na admissão e tem alta prevalência de uso de inotrópicos. Há ainda a oportunidade de melhorar as descrições dos registros de classe funcional e perfil hemodinâmico na admissão.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo