SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Valvotomia percutânea com balão em pacientes com menos de 18 anos

Bignoto, TC, Gomes, NL, Ramos, AIO., Maldonado, M., Esteves, C., Braga, SLN, Germano, PCLN, Mendoza, ACH, Abizaid, A., Sousa, AGMR
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: Valvotomia mitral percutânea (VMP) é o tratamento de escolha em pacientes com estenose mitral reumática. Em pacientes jovens, o implante de uma prótese pode trazer diversas complicações no curto e longo prazo como durabilidade bastante reduzida. O objetivo desse trabalho é descrever os resultados imediatos e acompanhar o follow-up desse grupo de pacientes.

Métodos: Foram selecionados, em uma coorte retrospectiva, pacientes que se submeteram a VMP com idade menor do que 18 anos devido a estenose mitral reumática. Os procedimentos e a ecocardiografia foram realizados em centro único.

Resultados: 58 pacientes (15,41±2,42 anos, 69% mulheres) foram submetidos a 66 procedimentos. A área valvar prévia foi de 0,87±1,94 cm2 e após o procedimento passou a ser 2,00±0,46cm2, com 74% de insuficiência mitral graduada como menor do que discreta, 98,5% tinham ritmo sinusal e o procedimento foi considerado sucesso em 89,4%, sucesso parcial em 6,1% e insucesso 4,5%. No acompanhamento de curto prazo, 19,7% evoluíram para necessidade de cirurgia, sendo 3% emergencial. 22 casos evoluíram para necessidade de redilatação, sendo 12 casos ainda com menos de 18 anos e os demais acima dessa idade.

Conclusão: A VMP é o método de escolha para o tratamento da estenose mitral reumática em pacientes abaixo de 18 anos, demonstrando segurança e bons resultados. Nessa faixa etária a prevalência em homens foi significativamente superior.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo