SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Respostas da frequência cardíaca em diferentes intervalos de recuperação em cardiopatas sob efeito de betabloqueadores adrenérgicos.

BERNINI, G.P, SOUSA, D.K, FLORENTINO, J.O, OLIVEIRA, A.M.S, MESSINA, F.F, FREIRE, R.G, ARAUJO, L.O, SOUSA, R.R, BEGNI, R.M
CARDIOCLIN - rio de janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Introdução: Na prática de exercícios resistidos a frequência cardíaca (FC) tem um aumento causado pela maior necessidade de oxigênio e nutrientes necessários ao músculo. Se tratando de cardiopatas em treinamento de força, caso o tempo de descanso entre séries de exercícios não seja suficiente para abaixar a FC, mesmo indivíduos que utilizam β-bloqueadores e possuem uma FC mais baixa devido ao efeito do medicamento correm riscos como o infarto. Surge então o questionamento em relação a um tempo seguro de intervalo entre séries de exercícios já que na literatura não foram encontrados dados referentes a um tempo padrão de recuperação em pacientes cardiopatas.

Objetivo: Comparar as respostas da frequência cardíaca de cardiopatas medicados com β-bloqueador, em diferentes intervalos após a realização de exercício de força para membros inferiores.

Métodos: Foram avaliados 10 indivíduos do sexo masculino (65 ± 13 anos), pacientes de uma clínica de reabilitação cardíaca há mais de 1 ano. Os pacientes realizaram 10 extensões de joelho simultâneo na cadeira extensora Buick (Brasil) com carga equivalente a 80% de 5RM – previamente testado nas amostras. A FC foi aferida com um cardiofrequêncímetro H10 Polar (Finlândia) nos seguintes momentos: Pré exercício, imediatamente após o exercício, 45” e 90” após o exercício. O teste de Friedman foi utilizado para análise estatística, com p < 0,05

Resultados: A FC_pós_45” (70,7±7 bpm) não foi estatisticamente diferente de nenhuma das demais (p>0,05). Por outro lado, a FC_pós_90” (67±6,9) foi diferente dos valores FC_pré (66,5±6,7) e FC_pós_imediato (87±15,6), p<0,05.

Conclusão: Através do resultado percebemos a importância de uma maior recuperação entre séries de exercícios para esse público. Recomenda-se para a população estudada intervalos mínimos de 90 segundos entre séries de musculação, principalmente em estágios iniciais do treinamento, uma vez que somente a partir deste intervalo os valores de FC igualaram aos valores pré exercício.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo