SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Avaliação da Disfunção cognitiva na Insuficiência Cardíaca com Função Sistolica Preservada com o Jogo Digital: MentalPlus® . Demostração da confiabilidade do método. Um Viável Instrumento para Rastreio e seguimento de Demência nos pacientes portadores de doença cardiovascular.

Valeria F A Pereira, Livia S S Valentin
Associação Projeto Mentalplus - ONG - Barueri - SP - Brazil

O comprometimento cognitivo (CC) é um preditor conhecido de mortalidade e internações em portadores de insuficiência cardíaca (IC).

A Avaliação do CC geralmente exige uma bateria neuropsicológica longa. O Jogo Digital Mental Plus® foi desenvolvido para avaliar a função cognitiva. Uma de suas vantagens é além de uma avaliação detalhada das funções cognitivas, o curto tempo de 25 minutos para ser aplicado.

Objetivo: Avaliação da confiabilidade do MentalPlus® para analisar CC em hipertensos, sob tratamento, associados a Insuficiência cardíaca com Fração de ejeção preservada (ICFEp).

Métodos: 163 pacientes, hipertensos, com ICFEp, foram randomizados para realizarem as versões dos Temas A e B com uma semana de intervalos entre elas, após avaliação inicial com Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Foram excluídos os que apresentaram escore de MEEM menor que 18 e 23 de acordo com o grau de instrução. Aplicaram-se índice Kappa e o teste de McNemar para avaliação da aplicabilidade e reprodutibilidade do MentalPlus®.

Resultados: Idade média: 60± 8 anos,48% sexo masculino, média escolar de 7 ± 2 anos, salário médio mensal de 6 ± 2 salários mínimos. O nível médio do MEEM foi de 27± 2.A Fração de ejeção ventricular esquerda média no grupo foi de 58 ± 3%. Não houve diferenças na idade, prevalência de diabetes mellitus, níveis de pressão arterial no consultório, tabagismo, lipídios e níveis de NT-pro-BNP entre os grupos A e B. Os resultados das versões temáticas MentalPlus® A e B revelaram coeficientes kappa que acessam a confiabilidade do exame. A função cognitiva geral apresentou coeficiente de Kappa de 0,7120 (p <0,005); atenção seletiva e atenção alternada revelaram 0,4001 e 0,399(p <0,005); memória de longo prazo e controle inibitório com coeficientes semelhantes: 0,4102 e 0,4405 (p <0,005);a função executiva, através da construção do controle inibitório, apresentou coeficiente de Kappa de 0,4405, percepção visual, referente ao movimento e resolução dos objetos: 0,399 e 0,398 (p <0,005). Os escores da função cognitiva no MentalPlus® foram exibidos como média e desvio padrão e intervalo de confiança de 95%, α = 0,05. Os resultados das versões A e B  foram comparáveis.

CONCLUSÃO: O jogo digital MentalPlus® apresentou evidências confiáveis ​​para avaliação do CC na ICFEp. Pode ser um futuro instrumento  para avaliação do CC nas doenças cardiovasculares permitindo um seguimento evolutivo dos pacientes.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo