SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Como gerenciar o aumento da demanda por avaliação especializada cardiológica no Sistema Único de Saúde: experiência do matriciamento em cardiologia no município de Campinas.

KIMURA-MEDORIMA, S. T., SERODIO, A. C. F., FIGUEIREDO, V. C. J.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS - Campinas - SP - Brasil

O objetivo foi analisar a variação da demanda reprimida da cardiologia adulta (DR) no período de 2011 a 2019, bem como avaliar o possível impacto da mudança na gestão da cardiologia introduzida no município de Campinas a partir de 2015 por meio do matriciamento de cardiologia.

Métodos: Analisamos a tendência da DR no período estudado, assim como dos atendimentos médicos a população geral. A seguir, avaliamos variáveis relacionadas à população, ao SUS e também à assistência da Cardiologia, utilizando a correlação de Pearson.

Resultados: 

 

O gráfico ilustra a tendência da demanda reprimida da cardiologia adulta e do número de atendimentos médicos/1000 hab. A intervenção na gestão da demanda reprimida foi realizada pelo matriciamento de cardiologia a partir de 2015. A mediana da demanda reprimida por distrito de saúde foi menor após 2015, mesmo com redução significativa nos atendimentos médicos à população geral. A DR aumenta de 2011 até 2016, quando atinge o total de 4109 pacientes aguardando por consulta especializada, o que corresponde a um aumento de 3,7 vezes comparada a fila de espera de 2011.  A variação média dos atendimentos ambulatoriais foi de 0,97 (±0,097), enquanto a variação média da demanda reprimida foi de 2,21 (± 1,192). A correlação entre essas duas variáveis é fraca e não significativa. As internações ICSAP, os atendimentos de enfermagem à população geral e as internações por todas as causas tiveram correlação forte com a demanda reprimida. A variação das cintilografias realizadas tiveram forte correlação com a demanda reprimida, com significância estatística (coeficiente Pearson=0,827, p=0,006, R2 Linear=0,683).

Discussão: O matriciamento atuou em pontos críticos da demanda reprimida: (1) Estabeleceu critérios para encaminhamento à especialidade (Manual de Atenção em Cardiologia), evitando encaminhamentos inadequados; (2) Qualificação da Atenção Básica, com aulas, discussão de casos, consultas compartilhadas, Telessaúde e email para discussão de casos; (3) Possibilidade de cuidado compartilhado de pacientes graves, porém de difícil adesão ao acompanhamento na especialidade com o Programa MAIS.

Conclusão: Houve redução significativa dos atendimentos médicos à população geral no período observado. Há uma tendência a redução da demanda reprimida da cardiologia adulta em Campinas que não está relacionada ao número de consultas oferecidas na especialidade. Uma mudança na gestão da fila de espera e ações de qualificação da Atenção Básica promovidas pelo matriciamento de cardiologia podem estar relacionadas a esta tendência.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo