SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO SOBRE A HIGIENE BUCAL EM PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA

Schmitt, Beatriz Helena Eger, Laus, Maria Eduarda , Sandri, Gabriella Kuhnen
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI - ITAJAI - SANTA CATARINA - BRASIL

É essencial que pacientes internados nas unidades de terapia intensiva recebam cuidados de higiene oral, pois a mesma muitas vezes é deficiente, o que propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente por patógenos respiratórios. Estudos têm demonstrado uma associação significativa entre as infecções orais e as doenças sistêmicas. Apesar de se saber que a higiene oral é parte integrante dos cuidados aos pacientes nas unidades de terapia intensiva (UTI), a relação entre a higiene oral e a colonização da orofaringe com microrganismos patogênicos ainda não está bem determinada. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é uma das maiores causas de morte em pacientes internados nas UTIs. A colonização orofaríngea com microrganismos patógenos contribui para o desenvolvimento da pneumonia aspirativa nas UTIs.

 Normalmente, quem fica responsável pelos cuidados bucais do paciente é a equipe de enfermagem que, muitas vezes, não tem um protocolo adequado para este procedimento. Visando facilitar o trabalho da equipe de enfermagem e melhorar a condição geral do paciente, este estudo objetiva elaborar um protocolo operacional padrão (POPHO) sobre higiene bucal, adequado para uma unidade de terapia intensiva pediátrica em três condições, a. sob ventilação mecânica na cavidade oral edêntula, b. sob ventilação mecânica com dentes presente na cavidade oral e c. pacientes  com condições de receber escovação dentária, com o princípio de conhecer os produtos que são utilizados nas aplicações durante o tratamento, e perceber a sua importância, necessidade e eficácia, baseado em evidências científicas, que possa ser aproveitado em vários hospitais a fim de que beneficie os pacientes e facilite para a equipe de enfermagem, que com instruções e orientações do Cirurgião Dentista, possa realizar o procedimento. Foi realizada uma estratégia de busca detalhada para os bancos de dados: PubMed, Bireme, Scielo, Dentistry Oral and Science, para assim realizar-se a revisão de literatura.

Conclui-se que a implementação de um protocolo de higiene bucal adequado, baseado em evidências científicas, é fundamental para que seja incorporado às medidas preconizadas para a prevenção e/ou redução do risco das infecções nos pacientes hospitalizados em UTIs, reduzindo o tempo de internação e os custos hospitalares. Esta pesquisa enfatiza o valor que o cirurgião-dentista possui na equipe multidisciplinar do corpo médico-hospitalar, podendo melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados. 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo