INTRODUÇÃO: Os eventos de parada cardiorrespiratória (PCR) acontecem com frequência fora do ambiente hospitalar. Muitas vezes, na presença de uma criança ou adolescente. Mesmo treinando essa população para o atendimento da PCR, estudos mostram uma redução na retenção dos conhecimentos após o aprendizado e essa perda é tão maior quanto menos contato o indivíduo tiver com o tema. OBJETIVOS: Avaliar o aprendizado e retenção do conhecimento das técnicas de RCP por adolescentes, com o uso de um aplicativo (APP) interativo para smartphone. MÉTODO: Desenvolveu-se um aplicativo para auxiliar o treinamento das manobras de RCP. Um grupo de alunos (Grupo APP) foi treinado de acordo com os princípios do BLS junto com o APP (que ficou instalado no celular deles) e o outro grupo (Controle) recebeu o mesmo treinamento, mas sem o APP. Os dois foram avaliados (teórica e prática) em 3 momentos, logo após o primeiro treinamento (0m), 3 e 6 meses depois. Após a avaliação de 3 meses o APP foi dado ao grupo controle, com uma explicação de como utilizar (mantiveram o APP em seus celulares). Os grupos foram pareados pela idade e sexo. Os dados foram tratados em valores médios e desvio padrão. Submetidos a análise estatística (Shapiro-Wilk W, Mann-Whitney e t-test). RESULTADOS: Foram treinados 93 adolescentes, com idade média de 14 anos, 49 no Grupo APP e 44 no Grupo Controle. Os gráficos mostram as notas e se a diferença entre elas (inter-grupo ou intra-grupo) foi significativa. Ao final do primeiro treinamento os dois grupos apresentavam o mesmo perfil de notas na avaliação teórica e prática. Após 3 meses o grupo app apresentou um melhor perfil de retenção do conhecimento do que o grupo controle. Com seis meses os grupos voltaram a ter o mesmo perfil de conhecimento e retenção. Em T3m, a queda na nota da avaliação teórica (comparada com T0) foi de 1,3+0,2 no grupo controle e 0,7+0,3 no grupo app, uma variação semelhante (p= 0,1216). Porém, na avaliação prática houve uma redução de 0,1+0,2 no grupo app em relação a T0, menor que os 2,1+0,3 do grupo controle (p<0,001). Em T6m, a recuperação na nota da avaliação teórica (comparada com T3m) foi de 1,2+2,9 no grupo controle e zero no grupo app (p=0,017). Na avaliação prática houve uma recuperação de 2,3+2,7 no grupo controle e 1,1+1,7 do grupo app (p=0,012). CONCLUSÃO: Houve maior retenção de conhecimento, principalmente de habilidades, nos indivíduos treinados com o APP. E ele mostrou-se eficiente em melhorar a retenção e o conhecimento sobre as manobras de RCP