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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

IMPACTO DO USO DE APLICATIVO DE CELULAR NA RETENÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE RCP EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CREPALDI FM, Maya BG, Magnoni BG, Costa Filha GP, holsapfel IO, Ferreira JFM, Moretti MA, Chagas ACP
Faculdade de Medicina do ABC - Santo André - São Paulo - Brasil

INTRODUÇÃO: Os eventos de parada cardiorrespiratória (PCR) acontecem com frequência fora do ambiente hospitalar. Muitas vezes, na presença de uma criança ou adolescente. Mesmo treinando essa população para o atendimento da PCR, estudos mostram uma redução na retenção dos conhecimentos após o aprendizado e essa perda é tão maior quanto menos contato o indivíduo tiver com o tema. OBJETIVOS: Avaliar o aprendizado e retenção do conhecimento das técnicas de RCP por adolescentes, com o uso de um aplicativo (APP) interativo para smartphone. MÉTODO: Desenvolveu-se um aplicativo para auxiliar o treinamento das manobras de RCP. Um grupo de alunos (Grupo APP) foi treinado de acordo com os princípios do BLS junto com o APP (que ficou instalado no celular deles) e o outro grupo (Controle) recebeu o mesmo treinamento, mas sem o APP. Os dois foram avaliados (teórica e prática) em 3 momentos, logo após o primeiro treinamento (0m), 3 e 6 meses depois. Após a avaliação de 3 meses o APP foi dado ao grupo controle, com uma explicação de como utilizar (mantiveram o APP em seus celulares). Os grupos foram pareados pela idade e sexo. Os dados foram tratados em valores médios e desvio padrão. Submetidos a análise estatística (Shapiro-Wilk W, Mann-Whitney e t-test). RESULTADOS: Foram treinados 93 adolescentes, com idade média de 14 anos, 49 no Grupo APP e 44 no Grupo Controle. Os gráficos mostram as notas e se a diferença entre elas (inter-grupo ou intra-grupo) foi significativa. Ao final do primeiro treinamento os dois grupos apresentavam o mesmo perfil de notas na avaliação teórica e prática. Após 3 meses o grupo app apresentou um melhor perfil de retenção do conhecimento do que o grupo controle. Com seis meses os grupos voltaram a ter o mesmo perfil de conhecimento e retenção. Em T3m, a queda na nota da avaliação teórica (comparada com T0) foi de 1,3+0,2 no grupo controle e 0,7+0,3 no grupo app, uma variação semelhante (p= 0,1216). Porém, na avaliação prática houve uma redução de 0,1+0,2 no grupo app em relação a T0, menor que os 2,1+0,3 do grupo controle (p<0,001). Em T6m, a recuperação na nota da avaliação teórica (comparada com T3m) foi de 1,2+2,9 no grupo controle e zero no grupo app (p=0,017). Na avaliação prática houve uma recuperação de 2,3+2,7 no grupo controle e 1,1+1,7 do grupo app (p=0,012). CONCLUSÃO: Houve maior retenção de conhecimento, principalmente de habilidades, nos indivíduos treinados com o APP. E ele mostrou-se eficiente em melhorar a retenção e o conhecimento sobre as manobras de RCP

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