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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

AVALIAÇÃO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONE QUE MELHORA O ENSINO E A RETENÇÃO DO CONHECIMENTO DAS MANOBRAS DE RCP

CREPALDI FM, MAYA BG, MAGNONI BG, COSTA FILHA GP, HOLSAPFEL IO, FERREIRA JFM, MORETTI MA, CHAGAS ACP
Faculdade de Medicina do ABC - Santo André - SP - Brasil

 

 

INTRODUÇÃO: Os eventos de parada cardiorrespiratória (PCR) acontecem com maior frequência fora do ambiente hospitalar, muitas vezes na presença de uma criança ou adolescente. Estudos mostram que há redução na retenção do conhecimento para atendimento da PCR após o aprendizado e que essa perda é tão maior quanto menos contato o indivíduo tiver com o tema. Com esse foco, um aplicativo (APP) poderia ser uma ferramenta para melhorar o aprendizado e a retenção das técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). OBJETIVOS: Avaliar aplicativo para smartphone que melhora o ensino e a retenção do conhecimento das manobras de RCP, em alunos do Ensino Médio. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi desenvolvido um APP que auxilia o treinamento das manobras de RCP (com base nos princípios do BLS) e que fornece, passo a passo, informações sobre o que é PCR, o que fazer (incluindo um “botão” para acionar o 192) e depois um questionário para fixação das informações. Um grupo de adolescentes, do Ensino Médio de escolas públicas, foi treinado com o aplicativo e reavaliado três meses (3m) depois. Esse grupo respondeu a um questionário de 10 perguntas sobre as características do APP e sua funcionalidade. RESULTADOS: Estudo descritivo de avaliação do APP por 85 adolescentes. A média de idade de toda amostra foi de 14,4 anos, com 44 estudantes do sexo feminino e 41 do sexo masculino. Depois de 3m do treinamento, todos alunos avaliaram que o APP foi útil para aprender as manobras de RCP. Todos acharam fácil o manuseio do aplicativo, com uma interface amigável ao usuário. Com relação aos demais aspectos avaliados no questionário: 84,7% sentem-se mais seguros para agir em situações de emergência com o APP; 55,3% dos alunos mostraram o APP para outras pessoas; 95,3% indicariam o APP para um amigo(a)/familiar; 84,7% acharam que se o APP fosse apresentado para um amigo(a)/familiar que não tivesse sido treinado em RCP, ele(a) seria capaz de atender a uma PCR. Em relação a frequência de revisita ao APP, no período de 3m, 54,1% não a fizeram, 42,4% utilizaram de 1 a 5 vezes e apenas 3,53% dos alunos revisitaram o aplicativo mais que 5 vezes. A nota geral média do aplicativo foi de 8,87.Uma aluna relatou que precisou usar o APP em uma situação de emergência da vida real e que ele foi muito útil. CONCLUSÃO: A avaliação mostrou uma ótima impressão sobre o APP, considerado útil e de fácil manuseio, pelos adolescentes. Essa boa aceitação pode significar que o APP poderá ser uma ferramenta prática na difusão e retenção do conhecimento para o atendimento da PCR pela população leiga.

 

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