SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Endocardite bacteriana por Salmonella typhi: Relato de caso.

Lucas Medeiros Araujo, Carlos Eduardo da Rocha Santos, Leonardo Moura Brasil da Rocha Santos, Felipe Tosetto Port, Flavio Eiji Adati, Caio Cezar Gonçalves, Laura Silveira Delgado, Andreza Chaguri Vellenich, João Manoel Theotônio dos Santos
Instituto Policlin de Ensino e Pesquisas - IPEP - São José dos Campos - SP - Brasil

Endocardite bacteriana por Salmonella typhi: Relato de caso.

Introdução: A endorcardite infecciosa é uma doença infecciosa grave em que ocorre a colonização do endotélio valvar cardíaco. Cerca de 80% das colonizações são por bactérias do gênero estreptococos ou estafilococos. Sua taxa de mortalidade intra-hospitalar é de cerca de 15 – 22% e a mortalidade em 5 anos atinge 40%. A Febre Tifóide é uma infecção causada pelo bacilo gram negativo Salmonella typhi. Seu contágio ocorre através do contato fecal oral, e se não devidamente diagnosticada e tratada pode causar endocardite.

Objetivo: Relatar caso de Febre Tifóide complicada com Endocardite por Salmonella typhi e sua evolução.

Descrição do caso: J.C.P., masculino, 48 anos, foi admitido em serviço no interior do estado de São Paulo, com quadro de febre intermitente há 30 dias associado a dor abdominal difusa, queda do estado geral, dispnéia progressiva e calafrios. Paciente com história prévia de tabagismo, etilismo e marca passo com cardiodesfibrilador implantável (CDI) devido infarto agudo do miocárdio anterior. Trabalhava em poço artesanal e não tinha histórico de viagens recentes para o exterior. Apresentava ritmo cardíaco regular com presença de sopro sem descrição detalhada. Exames laboratoriais com importante plaquetopenia e aumento de marcador inflamatório. Durante a internação apresentou hemocultura positiva para Salmonella typhi e em Ecocardiograma transtorácico (ECO-TT) realizado em unidade de terapia intensiva, observou-se vegetação aderida em eletrodo do CDI próximo a valva tricúspide. O tratamento para Endocardite por Salmonella typhi foi iniciado prontamente guiado por cultura e antibiograma, com Ampicilina e Sulbactam 12g por dia durante 28 dias. O paciente apresentou boa evolução clínico-laboratorial e resolução da endocardite, após controle com novo ECO-TT.

Conclusão: Neste caso clínico evidenciou-se rara complicação da febre tifóide. Observa-se a importância do raciocínio clínico para diagnósticos diferenciais, para que se inicie o tratamento adequado precocemente, evitando graves complicações ou progressão indesejável da doença.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo