SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

A nicotinamida atenua as complicações do diabetes induzido pela estreptozotocina e aumenta a sobrevida em ratos: papel do sistema nervoso autônomo

Cruz, P. L., Moraes-Silva, I. C., Ribeiro, A. A., Machi, J. F. , Melo, M. D. T. , Santos, F., Silva, M. B. , Strunz, C. M. C., Caldini, E. G. , Irigoyen, M. C.
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: O diabetes induzido pela estreptozotocina (STZ) é um modelo bem conhecido para estudar as complicações do diabetes em ratos e camundongos. A associação da nicotinamida (N) com a STZ tem sido amplamente utilizada, e observa-se que a gravidade do diabetes é atenuada. No entanto, os mecanismos que sustentam essa atenuação não estão completamente esclarecidos. Objetivos: Considerando o papel fundamental do sistema nervoso autônomo na fisiopatologia de várias doenças, hipotetizamos que a N poderia afetar a sensibilidade barorreflexa e a modulação autonômica, protegendo, assim, os animais dos efeitos agressivos da STZ. Metodologia: Ratos Wistar machos foram divididos em dois grupos: controle (C) e diabetes induzido por STZ (D). Metade dos ratos de cada grupo recebeu uma dose única de N intra peritoneal (i.p.) (100 mg/kg), quinze minutos antes da injeção de 50 mg/kg de STZ (veia caudal) dissolvida em tampão citrato 0,01M, pH 4,5 (CN e DN). Os animais dos grupos C receberam injeção i.p. de solução de cloreto de sódio 0,9%, substituindo a nicotinamida e injeção de tampão citrato substituindo a STZ. Após quinze dias da indução, foram considerados diabéticos os ratos com glicemia de jejum igual ou superior a 200mg/dl. Todos os grupos foram acompanhados pelo período de 5 semanas. Resultados: Perda de peso corporal superior a 40% foi observada no grupo D ao longo do protocolo (D: 271,00±12,74g; DN: 344,62±17,82). O aumento da glicemia foi maior no grupo D (541,28±18,68mg/dl), enquanto no grupo DN foi observado uma ligeira diminuição (440,87±20,96mg/dl). Entretanto, a resistência à insulina foi observada apenas no grupo D. Em relação ao grupo D, a frequência cardíaca, a pressão arterial média e a função diastólica foram reduzidas quando comparadas ao grupo C, juntamente com a modulação parassimpática (RMSSD D: 5,4±0,2ms e DN: 9,3±1,2ms) e a sensibilidade barorreflexa. Todos esses parâmetros foram melhorados no grupo DN, quando comparados ao grupo D. A sensibilidade barorreflexa e a modulação parassimpática foram correlacionadas com a glicemia, a resistência à insulina e a massa corporal. Além disso, o grupo DN apresentou um aumento da taxa de sobrevivência. Conclusão: Os resultados do presente estudo sugerem que a associação de nicotinamida à STZ para a indução do diabetes em ratos, atenua a maioria dos distúrbios esperados pelo curso natural da doença e aumenta a sobrevida. Essas melhoras estão provavelmente associadas à preservação de parâmetros parassimpáticos e da sensibilidade barorreflexa.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo