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AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO ENTRE ALUNOS DE MEDICINA APÓS O USO DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ARRITMIAS VS MODELO TRADICIONAL DE APRENDIZAGEM

THAISE WRUBLESKI, EMILTON LIMA JUNIOR, GUSTAVO LENCI MARQUES, THAIS BIANCO, MAYARA PRUDÊNCIO DE SOUZA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - CURITIBA - PARANÁ - BRASIL

Introdução: Sabendo que o ensino superior nas últimas décadas tem exigido cada vez mais aperfeiçoamento de habilidades práticas, inúmeras transformações e inovações estão surgindo para complementar o ensino. A introdução nas escolas médicas de métodos didáticos, como a educação baseada em simulação, além de estimular o auto aprendizado, contribui para a formação de profissionais capazes de lidar adequadamente com situações complexas do dia-a-dia da medicina, como por exemplo as arritmias cardíacas.

Método: Trata-se de um estudo clínico prospectivo randomizado no qual noventa estudantes de medicina do 11º período foram selecionados e divididos em dois grupos aleatoriamente. No grupo “teoria” os alunos foram submetidos a um teste de múltipla escolha contendo quinze questões antes e após uma aula teórica/expositiva sobre arritmias cardíacas. No grupo “simulação” os alunos foram submetidos a um treinamento prático sobre arritmias sendo aplicado novamente o mesmo questionário do primeiro grupo, antes e após o treinamento. As respostas dos participantes foram analisadas para obter a conclusão de qual método de ensino mostrou-se mais eficaz. 

Resultados e discussão: A partir dos noventa alunos previamente selecionados, seis não compareceram ou não aceitaram participar do estudo, sendo assim, trinta e oito alunos compuseram o grupo “teoria” e quarenta e seis o grupo “simulação”. As mulheres foram maioria e não houve diferenças de idade entre os grupos (p> 0,05). Na comparação dos grupos de simulação e teoria quanto à nota geral no teste pós-aula imediato, os resultados demonstraram que houve diferença estatisticamente significante (p= 0,047), entre o grupo que participou da aula teórica (M = 74,4, DP = 13) e o grupo de simulação clínica (M = 79,5, DP = 11,2) sobre o tema de conhecimento arrítmico. No entanto não houve significância estatística (p=0,126) ao ajustar a análise dos dados utilizando a nota geral pré-aula como covariável. 

Considerações finais: Infere-se a partir do que foi exposto que, ao analisar as pontuações médias nas avaliações pós-aula imediatos, o treinamento baseado em simulação aparenta ser superior em eficácia quando comparada ao ensino teórico/expositivo. No entanto, ao comparar a eficácia entre essas duas metodologias corrigindo para o conhecimento prévio dos alunos a partir das avaliações pré-aula, não foi possível determinar qual forma de ensino obteve melhores resultados.

Palavras chave: Educação médica; Simulação médica; Arritmias cardíacas; Competência clínica; Habilidades técnicas.

 

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