SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Impacto do acompanhamento multiprofissional em portadores de Insuficiência Cardíaca pertencentes a um programa de cuidados clínico

Carolina Maria Nogueira Pinto, Raquel da Silva Balduino, Pedro Gabriel M. Barros e Silva, Viviane Fernandes, Jose Carlos Teixeira, Valter Furlan, Antonio Baruzzi, Marcelo Jamus , Douglas José Ribeiro
Hospital Samaritano Paulista - São Paulo - São Paulo - Brasil

Objetivo: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome complexa que apresenta altas taxa de mortalidade, rehospitalização e alto custo. Pacientes com IC se beneficiam do acompanhamento por equipe multiprofissional, principalmente quando engajados em programas de cuidados clínicos especializados em IC, com melhora em desfechos positivos. O objetivo deste trabalho é demostrar o impacto do acompanhamento de equipe multiprofissional em pacientes com IC pertencentes a um programa de cuidados clínicos, de um hospital terciário da saúde suplementar, que preza pela interação entre a equipe multiprofissional, o paciente e familiares, com foco na educação e gerenciamento da doença.

Métodos: Estudo descritivo que apresenta os resultados do período de janeiro de 2018 a dezembro de 2019 dos indicadores clínicos do programa clínico especializado em IC e a experiência alcançadas com monitoramento. A equipe multiprofissional é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogos, educadores físicos e técnicos de enfermagem. Os pacientes com diagnóstico de IC sistematicamente receberam o acompanhamento multiprofissional. Monitoramos o perfil clínico dos pacientes, a taxa de prescrição dos medicamentos como Inibidores de conversão da Angiotensina (IECA)/Bloqueadores do receptor da angiotensina (BRA) e Betabloqueadores na alta hospitalar, taxa de rehospitalização e acompanhamento ambulatorial pós-alta.  Em relação ao uso dos medicamentos meta atual de 100%. As variáveis quantitativas foram apresentadas em forma de média, desvio padrão e gráficos.

 Resultados: Foram acompanhados 2348 pacientes internados por IC, idade média de 69,7 anos (±1,75), sexo feminino em 44%, perfil hemodinâmico “ tipo B” na admissão em 62,5%, etiologia isquêmica em 49%, fração de ejeção média de 44%. Prescrição de IECA ou BRA em pacientes elegíveis em 99% e Betabloqueadores em 99,5% na alta hospitalar. Orientações para vacinação anual contra influenza para 95% dos pacientes, orientação para cessação do tabagismo e reabilitação em 100%. Taxa de rehospitalização em 30 dias de 11% e mortalidade intrahospitalar de 7,28%.

 

Conclusão: Os indicadores de desempenho de um programa clínico focado no cuidado da doença crônica mostraram que acompanhamento multiprofissional é fundamental para o manejo da IC, impactando positivamente nos índices dos indicadores de qualidade. 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo