SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Tamponamento cardíaco como apresentação inicial de Linfoma de Hodgkin em paciente jovem portador de Neurofibromatose tipo 1

Layara Fernanda Lipari, Alexandra Régia Dantas Brígido, Sara del Vecchio Ziotti, Ana Vitória Vitoreti Martins, Henrique Trombini Pinesi, Félix José Alvarez Ramires, Fábio Fernandes, Bárbara Maria Ianni, Charles Mady
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução:

Neurofibromatose tipo 1 (NF1) é uma desordem genética autossômica dominante que está associada ao surgimento de neoplasias, sendo menos comum sua associação com o Linfoma de Hodgkin (LH). O envolvimento cardíaco no LH é pouco frequente e usualmente mais tardio no curso da doença, sendo que 5% destes cursam com derrame pericárdico, geralmente assintomático. A apresentação inicial como tamponamento cardíaco é extremamente rara e apenas poucos casos foram descritos na literatura. 

Caso clínico:

Paciente de 21 anos, masculino, branco, deu entrada em serviço terciário por perda ponderal importante (20kg), febre vespertina e lesões cutâneas nos últimos 6 meses, além de dispneia progressiva há cerca de 1 mês. Ao exame físico, apresentava-se em regular estado geral, hipocorado, com lesões cutâneas - manchas café-com-leite e neurofibromas. Apresentava sibilos inspiratórios; bulhas hipofonéticas com FC 104bpm, PA 110x50mmHg, estase jugular e pulso paradoxal (14mmHg). Apresentava ainda hepatoesplenomegalia e linfonodomegalia difusa.

Foi admitido em sala de emergência, eletrocardiograma revelava alternância elétrica (“swinging heart”), radiografia de tórax apresentava aumento global da área cardíaca (sinal da moringa). O ecocardiograma revelou, conforme sugerido pelo exame físico, derrame pericárdico importante com sinais de restrição ao enchimento ventricular.

Solicitada avaliação da cirurgia cardíaca de urgência e realizada drenagem pericárdica (700ml) e pleural (1100ml). Realizada ainda biópsia de pericárdio, que consolidou o diagnóstico etiológico de Linfoma de Hodgkin clássico. Durante a internação, realizada ainda biópsia de lesão cutânea, que, aliado outros dados de história e exame, consolidou o diagnóstico de Neurofibromatose tipo I. Foi solicitada avaliação da hematologia e programado início do tratamento específico para Linfoma de Hodgkin.

Conclusões:

A neurofibromatose apresenta aumento do risco de neoplasias de maneira geral, sendo LH uma possibilidade menos frequente. LH é uma neoplasia com potencial de cura que se apresenta com sintomas sistêmicos inespecíficos, linfadenopatia assintomática e massas mediastinais que produzem sintomas locais. A apresentação sob a forma de tamponamento cardíaco ocorre raramente, mas no presente caso, a drenagem do derrame pericárdico não somente promoveu alívio sintomático para o paciente, como também permitiu a investigação etiológica do caso, possibilitando o início do tratamento específico para o LH clássico.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo