SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Experiência inicial do reparo valvar mitral transcateter com MitraClip

Vicente Pontes Carvalho Júnior, Leandro Andrade de Azeredo Bastos, Fernanda Marinho Mangione, Maria Fernanda Zulliani Mauro, Salvador André Bavaresco Cristóvão., Adnan Ali Salman, Aline Adnan Salman, José Armando Mangione
HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA - - SP - BRASIL, HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - SÃO PAULO - SP - BRASIL

Introdução: Aproximadamente metade dos pacientes com insuficiência mitral que necessitam de reparo valvar é atualmente considerada não candidato para cirurgia convencional. O Mitraclip é uma alternativa que tem se mostrado eficaz para o tratamento da insuficiência mitral neste contexto de pacientes de alto risco com morfologia valvar adequada.

Métodos: Nós realizamos um estudo observacional e prospectivo que incluiu pacientes com insuficiência mitral severa tratados com MitraClip. Analisamos as características clínicas dos pacientes , assim como os resultados do procedimento e  incidência de desfechos clínicos.

Resultados: Foram incluídos 19 pacientes, sendo a maioria do sexo masculino (58%) e com alta prevalência de diabetes (42%), hipertensão arterial (89%) e doença renal crônica (47%). Em 37% dos pacientes a etiologia era funcional. Após o procedimento, 36% dos pacientes apresentavam insuficiência mitral residual discreta, 21% leve a moderada, 36% moderada e 5% severa. Um novo procedimento para implante de MitraClip foi necessário em apenas 1 paciente e a mortalidade em 30 dias foi de 15%, sendo que não houve nenhuma morte relacionada ao procedimento. Houve 1 caso de complicação vascular maior, com surgimento de fístula artério-venosa e 1 caso de embolização do clipe que foi removido de forma percutânea. Não houve nenhum caso de tamponamento cardíaco, sangramento maior ou necessidade de conversão para cirurgia de urgência.

Conclusão: O reparo transcateter valvar mitral com utilização do MitraClip foi seguro, com baixa incidência de complicações sendo uma boa alternativa para o tratamento da insuficiência mitral em pacientes com risco cirúrgico elevado.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo