SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Pericardite pós-operatória em cirurgia cardíaca pediátrica: apresentação e características

Sasaki YAD, Silva CMC, Aguiar Jr JAQ, Durante JEE, Saba JCS, Bravo-Valenzuela NJM, Souza CDS, Taguchi JC, Motta WP, Granelli Jr W
Hospital Geral de Pirajussara - Taboão da Serra - São Paulo - Brasil, UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - Brasil

 

 

Pericardite pós-operatória em cirurgia cardíaca pediátrica: apresentação e características

 

Introdução: O pericárdio é constituído por uma dupla membrana que envolve o coração e a raiz dos grandes vasos e tem como funções a fixação e proteção destes órgãos. A pericardite corresponde ao processo inflamatório que envolve o pericárdio, podendo evoluir com derrame pericárdico. No contexto das cardiopatias congênitas, a pericardite e o derrame podem acontecer após correção cirúrgica, o que pode aumentar tempo de internação e taxas de reinternação e morbimortalidade. Neste sentido, este trabalho visa caracterizar a população de crianças submetidas a cirurgia cardíaca que evoluíram com pericardite e/ou derrame pericárdico em um serviço de cirurgia cardíaca pediátrica.

Métodos: Análise descritiva retrospectiva do perfil de crianças submetidas a cirurgia cardíaca que evoluíram com pericardite em um serviço de cirurgia cardíaca congênita nos anos de 2018 e 2019.

Resultados: Foram realizados 231 procedimento, 10 evoluíram com pericardite (4,3%). A faixa etária predominante foi entre 6 meses e 2 anos (40%). Dentre os diagnósticos pré-operatório mais prevalentes, 70% tinham Comunicação interatrial (CIA).  Sinais e sintomas avaliados relacionados foram atrito pericárdico (90%), taquicardia (40%) e febre (20%). Derrame pericárdico foi observado em 40% das crianças. A principal comorbidade relacionada foi desnutrição energético-proteica (40%)

 

Conclusões: Nesta casuística verificou-se que o diagnóstico mais frequente que evoluiu com pericardite e derrame pericárdico pós-operatório foi CIA. Os principais sinais e sintomas foram atrito pericárdico, febre e taquicardia e, como principal comorbidade, a desnutrição.  Estes achados são condizentes com os encontrados na literatura. 

 

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo