SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Impacto da insuficiência tricúspide no prognóstico de pacientes submetidos à troca de valva aórtica transcateter – Revisão sistemática e metanálise

ERBANO, B. O., SCHIO, N. A., OLANDOSKI, M., BIGNOTO, T. C., LUZ, R. S. B., CARVALHO, G. D., RAMOS, A. I. O., FERES, F., BAENA, C. P., SIQUEIRA, D. A. A.
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - - PR - BRASIL

Introdução: A correção da estenose aórtica (EAo) por meio do implante por cateter de prótese aórtica (TAVI) tem sido cada vez mais realizada. No planejamento do procedimento, devem ser cuidadosamente avaliados fatores que influenciam o prognóstico, dentre estes, o grau de repercussão cardíaca estrutural e funcional secundário a EAo, por vezes inclusive com valvopatias concomitantes como insuficiência mitral e tricúspide (IT). A IT está presente em até 10% dos pacientes com EAo e estudos indicam mortalidade maior neste subgrupo. Entretanto, permanece incerto o verdadeiro papel da IT na evolução dos pacientes submetidos ao TAVI. O objetivo dessa revisão sistemática e metanálise é sintetizar e quantificar as evidências científicas disponíveis sobre o impacto da IT pré-procedimento na mortalidade a curto e longo-prazo de pacientes submetidos ao TAVI. 

Métodos: De acordo com as recomendações PRISMA e MOOSE, foram pesquisados artigos originais, publicados até abril de 2019, em várias bases (MEDLINE/PubMed, SCOPUS, EMBASE, LILACS e Web of Science), que tenham reportado o grau de IT pré TAVI por meio de ecocardiograma, além da mortalidade por qualquer causa. Metanálises foram realizadas de acordo com a estratificação por tempo de follow-up, utilizando modelos de efeito fixo e random. A heterogeneidade entre os estudos foi avaliada pelo I2

Resultados: Dos 301 encontrados, 16 estudos foram incluídos na revisão sistemática e 14 estudos na metanálise (> 31.500 participantes). Pacientes com IT de grau moderado ou grave pré-TAVI apresentam mortalidade por qualquer causa significativamente maior do que aqueles com IT ausente ou de grau leve, tanto em até 30 dias (HR 1.70; IC 95%1.09-2.66) quanto em seguimento longo (média de 1,4 ano) (HR 95% 1.63; IC 1.32-2.03). Esse efeito foi homogêneo em ambos os subgrupos de follow-up (I2 = 42.1% e 41.4%, com p valores de 0,159 e 0,082, respectivamente). 

Conclusão: Existe evidência sugestiva de que maiores graus de IT estão associados a pior prognóstico em pacientes que serão submetidos ao TAVI. Assim, a avaliação criteriosa da valva tricúspide deve ser considerada no planejamento pré-TAVI, tanto para indicação precisa do melhor momento de correção da EAo, quanto para redefinir estratégias para o manejo de pacientes que sabidamente apresentam pior evolução.

 

Figura 1 – Metanálise para mortalidade a curto-prazo (follow-up até 30 dias)

Figura 2 – Metanálise para mortalidade a longo-prazo (follow-up médio 1,4 ano)

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo