SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Memória, estresse e reinterpretação positiva associados à qualidade de vida de hipertensos

Laura Torres, Regina Paradela, Luiza Martino, Jailson Nascimento, Maria Cláudia Irigoyen
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: A hipertensão está associada a déficits cognitivos bem como a maiores níveis de estresse percebido e a uma pior qualidade de vida. No entanto, pouco se sabe sobre como as funções cognitivas se correlacionam com os tipos de coping e com a qualidade de vida de hipertensos. Sendo assim, este estudo teve como objetivo verificar se existe alguma correlação entre funções cognitivas, estresse percebido, estratégias de copingfocadas no problema (reinterpretação positiva e coping ativo) e qualidade de vida de hipertensos.

Métodos: Estudo transversal composto por 34 pacientes hipertensos de 40 a 70 anos (média±DP: 56,65±9,04), de ambos os sexos (% sexo feminino: 67,65%), com no mínimo 4 anos de escolaridade (média±DP: 11,29±3,80). Os pacientes foram submetidos aos seguintes testes e questionários: Teste de Memória Verbal Imediata e Tardia (MVT) da Escala de Memória de Wechsler, Figura Complexa de Rey, Sequência de Números e Letras de Wechsler, Bateria de Avaliação Frontal, Mini Exame do Estado Mental, Dígitos ordem Direta (DOD) e Inversa da Escala de Memória de Wechsler Revisada, Wisconsin, Escala de Estresse Percebido-14 (PSS14), Brief Cope e seus domínios de reinterpretação positiva (RP) e coping ativo, e World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQOL-BREF) e seus domínios: relações sociais, meio ambiente, físico e psicológico. A análise de Correlação de Spearman foi utilizada para verificar a associação entre as variáveis cognitivas, de estresse e qualidade de vida.

Resultados: Houve uma correlação positiva e moderada entre MVT e o WHOQOL-BREF (ρ = 0.41; p =0.016), DOD e o coping ativo (ρ = 0.40; p =0.018), assim como entre RP e o domínio psicológico do WHOQOL-BREF (ρ = 0,50; p = 0,002). Uma correlação negativa e moderada foi observada entre PSS14 e o WHOQOL-BREF (ρ = -0.43; p =0.011), e PSS14 e os domínios relações sociais (ρ = -0.40; p =0.018) e meio ambiente (ρ = -0.43; p = 0.011) do WHOQOL-BREF.

Conclusão: A MVT e as funções executivas avaliadas pelo DOD foram significativamente correlacionadas com o WHOQOL-BREF e o coping ativo, respectivamente. Ou seja, quanto maior o escore nesses testes cognitivos, maior o índice de qualidade de vida e de coping ativo. Da mesma forma, a RP foi positivamente associada ao domínio psicológico do WHOQOL-BREF. Porém, quanto maior o nível de estresse percebido, menores os índices de qualidade de vida e de seus domínios relações sociais e meio ambiente.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo