SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Comparação do comportamento de variáveis fisiológicas antes e após massagem cardíaca em dois dispositivos – estudo randomizado uni-cego

Peres, P, Santos AC, Barbosa KCC, Nascimento KC, Teixeira KT, Araujo CA, Saavedra NAA, Bezerra CS, Silva CSE, Lisboa NR
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - São Paulo - SP - Brasil

 

 

Introdução: O suporte de vida pela ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) tem conseguido salvar vidas. Diversas causas podem levar um indivíduo a ter uma parada respiratória e/ou cardíaca devido a afogamento, hipertensão, arritmia, choque, obstrução das vias aéreas, alergias dentre outras causas1. O atendimento para a parada cardiorrespiratória não está restrito apenas para hospitais, mas foi se abrangendo para pessoas leigas e profissionais da área da saúde que atuam no meio externo. Sabemos que é necessário que haja eficiência no atendimento com o suporte básico de vida e os primeiros socorros, para que o indivíduo não chegue a óbito2. A Sustentabilidade é um termo ligado ao desenvolvimento sustentável formado por um conjunto de ideias e estratégias, atitudes diretamente relacionadas ao desenvolvimento econômico e socioambiental sem agredir o meio ambiente e economicamente viáveis3. Comparar um protótipo para massagem cardíaca com um manequim específico para treino de RCP, com base nas variáveis fisiológicas antes, durante e após o procedimento de massagem cardíaca.

Métodos: Um ensaio-clínico uni-cego (investigador), randomizado foi realizado para comparar o esforço dispendido para a massagem cardíaca no protótipo e em um boneco Ressuciane – Laerdal®. A avaliação foi realizada por meio da comparação da variação da frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial e percepção de esforço (Borg)5. Um protótipo inicial foi concebido e após testes preliminares realizou-se um ajuste na fixação do pneu e na prancha de fixação para proporcionar uma maior realidade. Uma análise, no programa SPSS20.0 inicial foi realizada para apresentação dos dados de maneira descritiva. O teste de Kolmogorov Smirnov foi utilizado para avaliação da normalidade dos dados. Os dados paramétricos foram expressos em medias e desvios-padrão. O Teste T pareado foi utilizado para comparação dos valores obtidos das variáveis paramétricas. O valor de p≤0,05 foi utilizado para expressar os níveis de significância.

Resultados: O protótipo se mostrou eficaz para a realização do procedimento de massagem cardíaca. Apesar da representação da amostra ainda ser um piloto, os dados sugerem que o esforço dispendido é semelhante no protótipo e no boneco. Apenas a percepção de esforço se mostrou diferente estatisticamente (Tabela 1).

Conclusão: Os dados sugerem que o protótipo se mostra eficaz para ser utilizado como instrumento para treinamento de RCP. Apesar da variação da percepção de esforço, a mesma se mostra como uma variável subjetiva.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo