SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Efeito de um programa de treinamento gamificado de 8 semanas sobre as variáveis hemodinâmicas de funcionários do Serviço Público de Saúde.

Lucas Bueno Gimenez, Gabriel Locato, Vanessa Teixeira do Amaral, Emmanuel Gomes Ciolac
UNESP - Bauru - Bauru - SP - Brasil

Introdução

Programas de exercícios convencionais podem se tornar repetitivos e desestimular a permanência, expondo participantes ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. A gamificação é apontada como forma de estimular a adesão e a motivação. O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa envolvendo gamificação com duração de 8 semanas, e mudanças que ocorreram nas variáveis hemodinâmicas relacionadas com a saúde cardiovascular dos participantes neste período.

Métodos e análise estátistica

Foram recrutados funcionários do Ambulatório Médico de Especialidades da cidade de Bauru/SP, totalizando 14 participantes e idade média de 38,71 ± 12,28. Foram randomizados em dois grupos, grupo intervenção (n=10) e grupo controle (n=4). O treinamento físico foi realizado no mínimo 3x/semana, composto por exercício aeróbio intervalado e resistido, com intensidade controlada por escala de Borg. Os participantes poderiam realizar as atividades físicas oferecidas pelo programa ou realizar fora do programa, realizando registro de execução da mesma. O programa também envolveu palestras educacionais e acompanhamento nutricional. Os participantes do grupo intervenção foram divididos em equipes, e ganhavam pontos conforme participassem das atividades propostas pelo programa. O grupo controle não realizou nenhuma atividade. Foram analisadas as seguintes variáveis: pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e média (PAM), rigidez arterial através da Velocidade de Onda de Pulso Carótido-Femoral (VOP) e frequência cardíaca (FC). As avaliações foram realizadas pré e pós-intervenção do programa. A análise estatística foi realizada através de teste t de student. Os dados foram expressos em valores absolutos e analisados no programa Microsoft Office Excel 2016.

Resultados

Conforme a Tabela 1, houve melhora significativa pós-intervenção no grupo intervenção na PAS (p <0,03), PAD (p <0,02), PAM (p <0,02) e FC (p <0,05). No grupo controle, não houve melhora significativa em nenhuma variável analisada.

Conclusão

O programa gamificado se mostrou eficiente na redução dos níveis pressóricos e de frequência cardíaca, se mostrando uma alternativa na redução de variáveis hemodinâmicas associadas à saúde cardiovascular.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo