SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

TROMBO EM ÁTRIO DIREITO: UM RELATO DE CASO

BIAGIOTTI, A.L, SIMOES, I.M.A.R, FERREIRA, P. S, FERREIRA, P. S, GIOVANNETTI, A.B.Q, RAMOS, R.J.O
Santa Casa de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - Jardim Paulista - Brasil

INTRODUÇÃO

Trombos móveis no átrio direito são raros e associados a altas taxas de embolia pulmonar e de mortalidade. As opções terapêuticas para o trombo intracardíaco são incertas e desafiadoras, incluindo anticoagulação com heparina, trombólise, embolectomia por cateter e embolectomia cirúrgica.

MÉTODOS

As informações foram obtidas por meio de revisão de prontuário, entrevista com paciente, registro de imagem dos métodos diagnósticos e dados da literatura.

RESULTADOS: Paciente do sexo feminino, 22 anos, branca, obesa, sem uso de medicamentos prévios, iniciou quadro de dispneia e dor torácica, apresentou-se na unidade de emergência com saturação de 68 %, PA 100X60 mmHg e FC 130 bpm. Então, encaminhada para Santa Casa de sua cidade, em que foram feitos: exame D-Dímero com nível elevado de 1250 mg/ml, angiotomografia de tórax evidenciando tromboembolismo pulmonar (TEP) e ecocardiograma evidenciando vegetações atriais, o que levou à suspeita de Mixoma Atrial. Encaminhada para centro especializado em Ribeirão Preto, realizou-se novo ecocardiograma que mostrou imagem de massa, móvel, pedunculada aderida ao “teto” do átrio direito e região interatrial, medindo 17x12mm. O laudo da biópsia revelou fragmentos de trombo recente em processo inicial de recanalização, acompanhados de dois fragmentos de tecido conjuntivo denso com focos de calcificação distrófica, não observados aspectos morfológicos sugestivos de neoplasia, diagnosticando, então, um trombo atrial. A opção terapêutica para esta paciente foi a cirurgia para retirada da tumoração intracardíaca, a qual não teve intercorrências e a paciente foi liberada dias depois para acompanhamento ambulatorial.

CONCLUSÃO: Apresentamos um caso de uma mulher jovem com trombo em átrio direito, confundido com tumoração e associado à embolia pulmonar. As opções atuais para tratamento do trombo são anticoagulantes, trombolíticos e embolectomia, mas ainda não há consenso sobre o melhor entre eles. Neste caso, houve remissão total do quadro com a ressecção cirúrgica. Visto isso, o diagnóstico pré-operatório de trombos atriais pode ser desafiador e gerar muitas dúvidas, além disso, discutir sobre o melhor tratamento pode contribuir para a comunidade acadêmica.

 

Imagem ecogenica medindo 17x12mm em AD

Padão S1Q3T3

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo