SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Perfil clínico dos pacientes que desenvolvem FA no PO de Cirurgia Cardíaca

Antônio Vitoriano, Lorena Vitório da Costa Januário, Fabian Gama Touret de Faria, Carlos Romério Costa Ferro, Patrícia Caldas de Oliveira, Daniela Martins Lessa Barreto, Monique Cordeiro Barreto, Alice Peixoto da Silva Lôbo, Mariana Albuquerque de Araújo
Hospital do Coração de Alagoas - Maceió - Alagoas - Brasil

Introdução

A fibrilação atrial (FA) é uma arritmia frequente no pós-operatório de cirurgia cardíaca. É conhecido que alguns fatores de risco estão correlacionados com o seu aparecimento neste contexto.

 

Objetivos

Avaliar o perfil dos pacientes que desenvolvem FA no pós-operatório (FAPO) de cirurgia cardíaca.

 

Metodologia

Estudo observacional, transversal, envolvendo 50 pacientes consecutivos submetidos a cirurgia cardíaca em hospital terciário de março de 2018 à janeiro de 2019.

 

Os dados clínicos e epidemiológicos eram coletados a partir do prontuário e organizados em um banco de dados, A análise estatística foi realizada pelo programa estatístico SPSS 24.0 (IBM Inc, Chicago, IL).

Resutados 

Foram avaliados 50 pacientes consecutivos com média de idade de 62.1±13.6 anos. A cirurgia de revascularização miocárdica (CRM) isolada foi a mais frequente, realizada em 46% dos casos, seguida da troca valvar mitral (TVM) em 28%, trova valvar aórtica (TVAO) em 12%, CRM+TVM em 4%, CRM+TVAO em 4%, TVAO+TVM em 4% e CRM+TVM+TVAO em 2%. 

A incidência de FAPO na população estudada foi de 28%. Dentre os pacientes que desenvolveram FAPO, a idade média foi 67.57±9.37 (a idade média dos pacientes que não apresentaram foi 60.06±14.59) e o sexo feminino foi observado em 57.1%. A FAPO ocorreu em 28,6% dos casos de CRM e em 57.1% nas cirurgias valvares (p=0,06). Já em relação ao tipo de cirurgia valvar, foi observado a presença de FAPO em 42,9% das TVM, 14.3% nas TVAO, 7.1% na intervenção conjunta entre CRM+TVM e 7,1% na associação entre CRM+TVAO. Em 96% das cirurgias foram com circulação extracorpórea (CEC).

 

As tabela 1 demonstra o perfil clinico dos pacientes envolvidos no estudo.

Conclusão

 

A incidência de FAPO no presente estudo esteve dentro média descrita na literatura. Os pacientes que apresentam FAPO possuem idade mais avançada e apresentavam uma alta frequência de hipertensos.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo