SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Infarto com Supradesnivelamento do Segmento ST em paciente jovem usuário de esteroides anabolizantes - Relato de Caso

Silvio Marques Póvoa Junior, Italo Menezes Ferreira, Louis Nakayama Ohe, Paula Almeida Faria, Ana Laura Halas Covre, Laura Monteiro Fadel dos Santos, Gabriel Fonseca dos Santos Vilela , Max Walter Reyes Barrenechea
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

 

A utilização de esteroides anabolizantes está associada com risco aumentado de doenças cardiovasculares indesejadas.  O presente caso demonstra um paciente do sexo masculino, de 32 anos, sem comorbidades relatadas, que compareceu ao Pronto-Socorro com queixa de dor precordial típica intermitente há cerca de 3 semanas da admissão, com piora do quadro após sessão de treino de musculação há cerca de 1 hora da avaliação.  Relatava utilização com fins cosméticos e de performance esportiva  de Esteroides Anabolizantes -  Enantato de testosterona e Masteron por 6 meses, com cessação há 3 meses, e estanolozol por 2 meses, com cessação há 8 meses. 

Em  eletrocardiograma na admissão foi visualizado supradesnivelamento da parede anterior extensa, tendo sido encaminhado à cineangiocoronariografia precocemente.


Foi visuaizada presença de Haziness Intraluminal sugestivo de Trombo no Terço Proximal de Artéria Descendente Anterior, tendo sido optado por terapia com AAS, Clopidogrel, Tirofiban , Enoxaparina , além de Atorvastatina, Atenolol e Enalapril, com internação em Unidade Coronariana por 5 dias 

Paciente evoluiu com cessação da dor desde a admissão, mantendo-se assintomático Em Eletrocardiograma de controle evidenciou-se desaparecimento da alteração do segmento ST. 

 

 

Após 5 dias, foi optada por nova cinangicoronariografia que mostrou desaparecimento da imagem sugestiva de Trombo na Artéria Descendente Anterior.


Foi solicitada investigação quanto a trombofilias, que se demonstrou negativa para Fator V de Leiden e para Mutação do Gene da Protrombina. A dosagem de Homocisteína se mostrou dentro dos níveis da normalidade, assim como FAN, Anticardiolipina IgG e igM e  Anticoagulante lúpico . O Lipidograma se demonstrou com níveis dentro da normalidade e não foram vistas alterações no perfil de hormônios tireoidianos. 

 Sabe-se que os esteroides anabolizantes podem gerar repercussões cardiovasculares como hipertensão arterial, dislipidemia, hiperhomocisteinemia, desarranjos elétricos no miocárdio e situações de hipercoagulabilidade. 

Dessa forma, é importante na pesquisa de possíveis etiologias para sintomas apresentados nas Emergências Médicas. O rápido reconhecimento de sintomas, tratamento adequado e orientações são fundamentais para que haja resoluções favoráveis e prevenção de novos episódios  

O presente caso ainda traz como possibilidade terapêutica a utilização da dupla antiagregação plaquetária, heparina e tirofiban como tratamento para trombo em Artéria Descendente Anterior.

 

 

 

  

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo