SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Causa adquirida e incomum de níveis muito baixos de HDL-c – Relato de Caso

Nemoto RP, Benalia HRC, Targueta EP, Pessoa RP, Carvalho OP, Pereira AA, Rocha VZ, Santos RD, Chacra AP
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO: A hipoalfalipoproteinemia, ou níveis baixos de HDL-c (<40mg/dL) representa importante marcador de risco cardiovascular. O achado de níveis muito baixos de HDL-c (<20 mg/dL) é raro, e em geral, explicado por alteração genética primária ou hipertrigliceridemia severa (>500mg/dL). No entanto, existem outras causas, e a distinção entre elas é importante, considerando suas implicações prognósticas. Relatamos um caso de HDL-c de 4mg/dL isolado, similar a hipoalfalipoproteinemia primária, mas a revisão do caso sugere causa secundária.    

DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente feminina, 26 anos, em consulta ambulatorial de rotina, apresentava-se assintomática e com exame clínico sem alterações, mas com HDL-c muito baixo (4mg/dL), sem outras alterações lipídicas (triglicerídeos 136mg/dL, LDL-c 48mg/dL e colesterol total 70 mg/dL), sem história familiar de doença coronariana, dislipidemia, ingesta alcoólica excessiva, tabagismo ou uso de anabolizantes. Em 2006, apresentava HDL-c 60 mg/dL sem outras alterações. Em 2009, evoluiu com tiroidite de Hashimoto (anti TPO+), sendo iniciada Levotiroxina 25 μg/d. Em 2014, apresentava HDL-c 13 mg/dL, com queda gradual até 4mg/dL em 01/2020. No intervalo até a queda do HDL-c, apresentou ganho progressivo de peso, sedentarismo e uso de anticoncepcional oral (ACO). Apesar da interrupção do ACO e relativa melhora do estilo de vida, os níveis baixos de HDL-c persistem. Estratificação adicional de risco revelou escore de cálcio coronário zero.

CONCLUSÕES: Nesse caso, houve queda dramática e incomum dos níveis de HDL-c (Tabela 1). Causas secundárias como ganho de peso, sedentarismo e ACO habitualmente não resultam em reduções de HDL-c como a apresentada pela paciente (66%). Uma causa rara e possível nesse caso é a deficiência da lecitina-colesterol aciltransferase (LCAT) adquirida, associada a doenças inflamatórias e/ou auto-imunes, como já relatado na literatura em casos de hipertireoidismo, linfoma e sarcoidose. O HDL-c baixo é um marcador de doença cardiovascular, principalmente quando severamente reduzido. Dado pouco tempo de exposição nesse caso, não há aterosclerose subclínica. Não existe tratamento específico, sendo no caso das causas secundárias, a resolução da causa base. 

 

Tabela 1- Evolução do HDL-c (em mg/dL)

 

Fevereiro/06

Maio/14

Março/15

Abril/18

Fevereiro/19

HDL

60

13

28

8

4

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo