SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

HUDDLE: instrumento de comunicação em UTI Cardiopediátrica e Neonatal.

Ana Lúcia Capucho Lorena Abrahão, Carlos Regenga Ferreiro, Renata Helena Benvenga, Amanda Wilsinski da Rocha, Eliza Akemi Ikeisumi, Maria do Carmo Martins Jatobá, Erica de Oliveira Paes
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

 

Introdução É um instrumento de comunicação que desenvolve a consciência situacional, prevê condições inseguras, permite uma cultura colaborativa entre a equipe, a qual tem acesso à informação, compreende e reconhece questões a serem discutidas do dia, projetam-se decisões a serem executadas e reduzem-se os riscos que afetam a segurança do paciente e ambiente. Objetivo Desenvolver gerenciamento e cultura de segurança, aumentando a consciência assistencial. Ter uma equipe que compartilha opiniões com a alta liderança e elabora planos de ação para melhora ativa da qualidade da assistência. Método A metodologia do Institute for Healthcare improvement: IHI sugere reuniões breves e estruturadas da alta liderança e equipe assistencial na UTI (unidade de terapia intensiva) cardiopediátrica no início de cada turno com controle de tempo. São discutidos problemas existentes, potenciais e essenciais, reforça planos vigentes e necessidade de ajustes, foco no paciente, no setor e  fatores externos com melhora da consciência situacional.

 

 

 

Um quadro foi elaborado favorecendo a discussão de pontos preocupantes, direcionando pautas e ações que deverão ser tomadas. Para validação do Huddle usou-se a ferramenta de ciclo de melhoria contínua: PDSA (Plan, Do, Study e Act).

 


 

Resultados O PDSA verificou o aperfeiçoamento da comunicação entre equipe assistencial, administrativa e alta liderança. Melhorou o alinhamento da condução terapêutica do paciente, identificação de problemas estruturais e possíveis riscos que impactariam na qualidade do cuidado. Adequou-se o quadro de monitoramento do Huddle, reformulou questões para atender a demanda da unidade, testado novo PDSA e realizado mudança com sucesso. Conclusão Uma UTI Cardiopediátrica de alta complexidade, variáveis hemodinâmicas e intercorrências diárias, o Hudlle torna-se objetivo e padronizado, agiliza programações de atividades e aperfeiçoa o cuidado abordando questões de qualidade e segurança com uma comunicação efetiva e direcionada. É um instrumento diário que contribuiu positivamente para unidade. Huddle desenvolve a consciência situacional, engajamento da equipe responsável pelo cuidado, antecipa condições inseguras, desenvolve uma cultura colaborativa entre todos os membros da equipe. A conscientização assistencial concretiza decisões e ações que minimizem riscos ao paciente e ambiente. Esta ferramenta valoriza a informação profissional, torna a equipe consciente sobre sua atuação, fortalece a ação multidisciplinar, cria uma cultura de empoderamento assistencial com foco na segurança do paciente.

 

 

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo