SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Validade concorrente do Duke Activity Status Index (DASI) e proposta de equação de predição da distância percorrida do Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6) para pacientes com Insuficiência Cardíaca.

Marinho.R.S, Arcuri J.F, Goulart C.L, Santos P.B, Camargo P.F, Heubel A.D, Roscani M.G, Caruso F.R, Mendes R.G, Borghi-Silva A
Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - São Paulo - Brasil

 

INTRODUÇÃO: O Duke Activity Status Index (DASI) é um questionário de baixo custo, de fácil e rápido aplicação para avaliar a capacidade funcional de pacientes cardíacos. Em especial, na insuficiência cardíaca, por se tratar da via final da maioria das doenças que acometem o coração, impacta negativamente na qualidade de vida e nas atividades de vida diária dessa população, sendo assim importante a validade de um questionário para avaliação da capacidade funcional de baixo custo. OBJETIVO: Verificar a validade concorrente do (DASI) bem como desenvolver equação de predição para a distância percorrida do teste de caminhada de seis minutos (TC6). MÉTODOS: Foram avaliados 38 pacientes, no qual o DASI, que contêm 12 itens, foi aplicado para avaliar atividades de vida diária como: higiene pessoal, locomoção, tarefas domésticas, função sexual e recreação, sendo verificada a limitação funcional do indivíduo em cada item. A pontuação varia entre zero e 58,2 pontos, no qual quanto maior a pontuação, melhor a capacidade funcional. Logo após, foi aplicado o TC6 em um corredor plano de 30 metros delimitado por dois cones, no qual os mesmos indivíduos foram instruídos a percorrer a maior distância possível por seis minutos. A correlação do DASI com as demais variáveis foi verificada por meio da correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla para avaliação dos melhores preditores da distância percorrida no TC6. RESULTADOS: Encontramos correlações entre o DASI e a distância percorrida no TC6 (r= 0,45; p= 0,004); DASI e a Fração de Ejeção (r= 0,43; p= 0,009) e DASI e o Minnesota (r= - 0,70 p= <0,001). Na análise de regressão linear múltipla considerando a pontuação total do DASI como preditor da distância percorrida no TC6 (R2= 0,53, F= 7,18 p= 0,002), foi obtida a seguinte equação Distância percorrida = 234,12 + (4,50 * DASI) + (1,98 * Minnesota). CONCLUSÃO: O DASI é uma ferramenta válida e acessível, capaz de avaliar o desempenho funcional dos pacientes com IC. Além disso a pontuação do DASI e o Minnesota podem ser um substituto para obtenção da distância percorrida neste teste de campo, quando por questões locais é inviável a aplicação do TC6.

 

Apoio Financeiro: Capes 001 e FAPESP 2015/25601-1.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo