INTRODUÇÃO: O Duke Activity Status Index (DASI) é um questionário de baixo custo, de fácil e rápido aplicação para avaliar a capacidade funcional de pacientes cardíacos. Em especial, na insuficiência cardíaca, por se tratar da via final da maioria das doenças que acometem o coração, impacta negativamente na qualidade de vida e nas atividades de vida diária dessa população, sendo assim importante a validade de um questionário para avaliação da capacidade funcional de baixo custo. OBJETIVO: Verificar a validade concorrente do (DASI) bem como desenvolver equação de predição para a distância percorrida do teste de caminhada de seis minutos (TC6). MÉTODOS: Foram avaliados 38 pacientes, no qual o DASI, que contêm 12 itens, foi aplicado para avaliar atividades de vida diária como: higiene pessoal, locomoção, tarefas domésticas, função sexual e recreação, sendo verificada a limitação funcional do indivíduo em cada item. A pontuação varia entre zero e 58,2 pontos, no qual quanto maior a pontuação, melhor a capacidade funcional. Logo após, foi aplicado o TC6 em um corredor plano de 30 metros delimitado por dois cones, no qual os mesmos indivíduos foram instruídos a percorrer a maior distância possível por seis minutos. A correlação do DASI com as demais variáveis foi verificada por meio da correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla para avaliação dos melhores preditores da distância percorrida no TC6. RESULTADOS: Encontramos correlações entre o DASI e a distância percorrida no TC6 (r= 0,45; p= 0,004); DASI e a Fração de Ejeção (r= 0,43; p= 0,009) e DASI e o Minnesota (r= - 0,70 p= <0,001). Na análise de regressão linear múltipla considerando a pontuação total do DASI como preditor da distância percorrida no TC6 (R2= 0,53, F= 7,18 p= 0,002), foi obtida a seguinte equação Distância percorrida = 234,12 + (4,50 * DASI) + (1,98 * Minnesota). CONCLUSÃO: O DASI é uma ferramenta válida e acessível, capaz de avaliar o desempenho funcional dos pacientes com IC. Além disso a pontuação do DASI e o Minnesota podem ser um substituto para obtenção da distância percorrida neste teste de campo, quando por questões locais é inviável a aplicação do TC6.
Apoio Financeiro: Capes 001 e FAPESP 2015/25601-1.